English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quarta-feira, novembro 02, 2011

Bétula 2010



Região: Douro
Castas: Sauvignon Blanc e Viognier
Produtor: Catarina Montenegro Santos
Enólogo: Francisco Montenegro
Tipo: Branco
Ano: 2010
Álcool : 12,5%






Nota Introdutória:

Como já tive oportunidade de me referir, aquando a apresentação do Bétula 2009 aqui no Lugar de Baco, trata-se de um vinho Regional Duriense oriundo da Quinta do Torgal, com a interessante particularidade de ser  elaborado a partir das castas,  Sauvignon Blanc e Viognier.

Normalmente fico expectante, quando provo vinhos ou novas colheitas, de vinhos que já me agradaram.

Que expectativa será esta? A expectativa de ver como evoluirão estes vinhos à medida que as jovens cepas forem ganhando mais alguma maturidade, expectativa de ver se região de onde provem está mais presente na sua identidade...


Notas de Prova:

Continua muito bem, num registo muito semelhante à colheita anterior, contudo denoto, comparativamente ao Bétula 2009, uma leve diminuição de acidez, a sobressair ligeiramente no seu final de boca.

Sem duvida um vinho muito interessante e elegante, pautado por um notório equilíbrio, que corresponderá certamente aos requisitos de muitos. Em minha opinião poderá evoluir um pouco mais em garrafa mas não estamos perante um vinho para guarda.


Aspecto amarelo citrino com laivos esverdeados, algo límpido e brilhante. Aroma intenso e persistente, onde predominam as notas tropicais combinadas  com leves notas cítricas e discretas notas vegetais, onde subtis sugestões a tosta e alguma mineralidade lhe conferem classe e elegância. Paladar marcado por notas tropicais e algumas matizes cítricas brindadas por um leve toque vegetal e um discreto tostado, num conjunto bastante bem estruturado e levemente encorpado, elegante e sedutor.


Nota Pessoal: 16,5 (Prova a 5 de Out.11)
Preço: €12,00 - €15,00  (Ref.)

2 comentários:

  1. Aconselharam-me a visitar este seu blog, fiquei bastante bem impressionado está com muito bom nível, parabéns.
    Se me permite entrarei em contacto consigo por e-mail.

    Luís Campos

    ResponderEliminar
  2. Mais um de vinho de qualidade by Francisco Montenegro!Foi-nos apresentado no almoço que antecedeu a visita ao Encontro com o vinho e agradou muito...

    Carlos Soares
    http://wineofus.blogspot.com/

    ResponderEliminar