Este é um vinho oriundo de uma das mais bonitas e emblemáticas quintas do Douro, a Quinta das Carvalhas, situada, no cima Corgo, na margem esquerda do rio Douro virada para o Pinhão, estende-se encosta acima até ao topo, a cerca de 550 metros de altitude.
A sua história é bastante longa, a sua referência escrita mais antiga data de 1759. Quase duzentos anos depois, em 1953, é adquiriria pela família Silva Reis, sua atual proprietária que desde então, para além dos investimentos que nela tem vindo a efetuar, veio a adquirir ainda mais umas quantas quintas no Douro. A partir da década de 90, aposta na produção de vinho DOC Douro de qualidade superior e na vertente enoturística da quinta. Hoje, a Quinta das Carvalhas, com cerca de 500 hectares, dos quais 150 são vinha, é a joia da croa da mais antiga produtora de vinhos do Porto e Douro em atividade a Real Companhia Velha.
A Tinta Francisca é uma casta ancestral e autóctone portuguesa, os seus registos mais antigos localizam-na dentro da Região Demarcada do Douro. Neste Carvalhas (Tinta Francisca) 2015, podemos realmente apreciar o seu grande nível, a sua identidade está aqui indelevelmente marcada. Ao fim ao cabo aquilo que esperava quando neste processo vigora a mestria do viticólogo Álvaro Martinho e do enólogo Jorge Moreira.
No copo, apresenta-se com um tom rubi carregado e profundo. Aroma fino de intensidade média, onde se evidencia algumas notas a frutos silvestres, deixando transparecer o seu lado vegetal, a mato, esteva, caruma, tudo envolto num subtilíssimo tom especiado. Na boca, mostra-se, elegante e fino, num corpo bem dimensionado, onde taninos muito finos e elegantes aliados a uma acidez muito cordata, reforçam lhe o final longo e persistente.
Um grande vinho que reflete a nobreza da casta, uma escolha que não deixará ninguém indiferente!
Not. 17,5
Pvp: 37,0€ (Ref.)
Sem comentários:
Enviar um comentário