English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sexta-feira, junho 13, 2025

MOB Vinha Senna 2019

         
MOB Vinha Senna 2019 
 Tinto / 13,5% Alc.
Dão Touriga Nacional, Alfrocheiro e Jaen

Quando três dos grandes enólogos deste País, Jorge MoreiraFrancisco Olazabal Jorge Serôdio Borges, se juntam com a intuito de criar vinhos numa das regiões mais estimadas de Portugal, pela elegância e frescura com que os seus vinhos mais antigos e alguns dos atuais nos brindam, o resultado só poderia ser no mínimo promissor! 
 
Em 2011 surgiu a oportunidade, destes três amigos, arrendarem a Quinta do Corujão, situada entre Gouveia e Seisão, no sopé da Serra da Estrela. Uma quinta com cerca dez hectares, composta por duas vinhas distintas. Já em 2013, conseguiram arrendaram em Gouveio mais, uma pequena propriedade, com quatro hectares de vinha velha
 
Mas só no final de 2020, surgiu a oportunidade de comprarem a Quinta do Corujão, podendo desta forma proceder aos investimentos que achavam necessários, vinhas e adega, com o propósito de que estas melhorarias se refletissem na qualidade dos vinhos que ali produziam, não tivessem eles o peso de serem os renomados enólogos que são, pelos grandes vinhos que produzem, no Douro
 
Apesar do esforço de alguns, o que se tem vindo a verificar, em minha opinião, é que o Dão, a promissora "Borgonha" Portuguesa, não têm sabido aproveitar o crédito que lhe é atribuído. Talvez por falta de mais investimento, mais inovação, ou mesmo pela falta de uma narrativa coletiva que coloque esta região, de reconhecido potencial, no seu devido lugar. 
Em minha opinião, o tempo passa, e o Dão tarda em se unir e agir. Outras regiões, algumas das quais com menos potencial, têm vindo, graças ao seu esforço e empenho a ganhar um notável reconhecimento, algumas delas, mesmo para além fronteiras. 

Sobre este, MOB Vinha Senna 2019, o que posso salientar é que se trata de um belíssimo tinto, elaborado a partir de um lote típico do Dão, (Touriga Nacional, Alfrocheiro e Jaen). Estas castas, são oriundas de vinhedos localizados em Seia, a cerca de 550 metros de altitude, num dos locais mais frios do Dão, junto ao sopé da Serra da Estrela.
Segundo consta, um vinho vinificado em cubas de carvalho e inox com pouca extração e a baixas temperaturas, estagiou 12 meses em barricas de carvalho, 10% das quais novas e as restantes usadas.
      
Ncopo, apresenta um tom rubi carregado e levemente opaco. Aroma de intensidade média, fresco com notas a frutos, cereja, framboesa, mirtilos ..., subtilmente floral, com um levíssimo toque a violeta, com notas especiadas, um suave toque a chocolate negro e uma ligeira envolvência tostada. Na boca, mostra elegância, frescura e muito equilíbrio, confere a fruta delicada do aroma,  taninos finos e polidos e uma cordata acidez ao longo de toda a prova,  termina  longo e persistente.

    

Um tinto extremamente delicioso, com excelente pendor gastronômico. Um vinho muito bem feito, poderia ter-lhe atribuído 18 de nota, mas isto vale o que vale, é apenas a métrica do meu palato. Uma coisa é certa este, MOB Vinha Senna 2019, é um tinto com seis anos, que em minha opinião, apesar de ter mais um punhado de anos pela frente está soberbo!



       Not. 17,5
       Pvp: 27 € (Ref.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário