English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sexta-feira, janeiro 21, 2022

Outrora (Baga) Clássico 2017


Outrora (Baga) Clássico 2017 / Tinto / 12,5%
Bairrada / Baga
V Puro


Com a assinatura dos enólogos Nuno Mira do Ó e João Soares, eis o Outrora (Baga) Clássico 2017, um belo tinto bairradino, oriundo de uma, ou melhor, de duas vinhas centenárias, com idades compreendidas entre os 100 e os 120 anos. A vontade de criar um vinho próprio aliado ao conhecimento que tinham da região e o potencial que lhe reconheciam, fez com que os colegas de faculdade e amigos, decidissem, procurar uma vinha velha cuja a casta fosse exclusivamente Baga. Em 2009, encontraram-na, começam pela compra da uva e um pouco mais tarde acabam por comprar a própria vinha e assim nasce a  V Puro.

Baga, apesar de toda a sua irreverencia, é a casta dos genuínos tintos da Bairrada. Por volta dos anos 2000, a moda dos vinhos redondinhos e com um pouco mais de fruta madura e docinha, trocou-lhe as voltas, contudo alguns dos poucos, muito poucos, produtores mantiveram-se firmes e graças a eles, esta casta de identidade requintada, continuou através dos seus extraordinários vinhos, a mostrar-nos todo a sua opulência. Com este, Outrora (Baga) Clássico, a V Puro vem claramente reforçar este pequeno núcleo de produtores, respeitados e acarinhados pelo o numero cada vez maior de apreciadores de vinhos diferenciados.

No copo mostra um bonito tom rubi. Nariz, fresco, complexo, onde se evidenciam notas a frutos silvestres, amora, groselha negra e um leve tom herbáceo , amparado por um fino tom especiado. Na boca, mantem o registo, fresco e elegante, mostra grande equilíbrio e complexidade, taninos finos e polidos dando suporte a um final, fresco e algo seco, longo e persistente. 

Um Baga cheio de classe e carácter, indelevelmente marcada pela região de onde provem. Um clássico que recomendo vivamente a todos aqueles que queiram desfrutar de um belo "Baga". Um dos seus grandes embaixadores!


 Not. 17,5
 Pvp: 36€ (Ref.

Sem comentários:

Enviar um comentário