English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, maio 22, 2016

Titular: Touriga Nacional - 2012



Região (DOC): Dão / Castas:Touriga Nacional / Produtor: Caminhos Cruzados /       Enólogo:Carlos Magalhães & Manuel Vieira / Tipo: Tinto / Ano: 2012 / Álcool: 13,5%. 


Há quem, pela elegância dos seus vinhos, o denomine de "Borgonha Portuguesa", o Dão! Região que, paulatinamente, tem vindo a recuperar algum do alento vitivinícola de outrora. Vinhos finos, elegantes e complexos, com uma acidez excecíonal, capazes de se perpetuar no tempo como poucos, eram  ou "são" estas as caraterísticas dos notáveis vinhos do Dão.

Felizmente neste últimos tempos, alguns dos projetos mais antigos ganharam ânimo e outros novos vão surgindo. Entre enófilos, é claramente uma região muito amada, aqui procuram-se vinhos elegantes, com complexidade e cunho de identidade. Enfim! O que muitos tentam e alguns conseguem!

Do projeto familiar, mais ou menos recente, denominado Caminhos Cruzados, deixo-vos este Titular: Touriga Nacional 2012, um tinto de gama média/alta que, pode de certa forma ser denominado como um, belo vinho do Dão. Para além do mais esta é região berço da Touriga Nacional, é aqui, que esta casta, exibe os seus mais genuínos predicados. Pelas suas reconhecidas qualidades, acabou difundida pelos quatro cantos do País, virou moda, banalizada. Na realidade, quer se goste mais ou menos é, com toda a justiça, a casta tinta portuguesa mais relevante do País.   

Um tinto de tom rubi levemente carregado. Aroma medianamente intenso, onde notas a fruta silvestre se combinam com leves tons florais e com uma belíssima envolvência vegetal, algo especiado e com excelentes apontamentos a tosta e chocolate negro. Na boca mostra-se bastante amplo e fresco, muito bem dimensionado, confere as notas a fruta silvestre, um leve balsâmico e boas notas tosta,  taninos presentemente bastante cordatos. Termina longo e persistente.

Um belo Touriga Nacional, muito capaz de perturbar os avessos à casta,  bom pendor gastronómico e excelente relação qualidade/preço. Recomendo vivamente!

Nota Pessoal:17
Preço: €11(Ref.)



Caminhos Cruzados
Largo Vasco da Gama, n. 23
3520-079 Nelas
Tel: (+351) 232 940 195
E-mail:  geral@caminhoscruzados.net

2 comentários:

  1. Durante uma pesquisa a vinhos do Dão, deparei-me com o seu blogue, não conheço este titular: touriga nacional, mas já bebi por mais de uma vez o titular: reserva 2012. não sei se conhece o reserva? Caso já o tenha bebido gostaria de saber para si qual é o melhor?
    Desculpe o incomodo mas penso que os blogues também servem para isso.
    Obrigado, Francisco Serpa

    ResponderEliminar
  2. Caro Francisco Serpa,

    Em primeiro lugar, gostaria de lhe agradecer pela questão que colocou e reforçar a sua ideia de que realmente os blog's servem, também, para isso mesmo, partilhar e trocar ideias sobre os temas apresentados, neste caso sobre vinhos, nomeadamente o Tilular TN 2012.
    Em segundo lugar gostaria dentro do possível responder-lhe à sua questão. Efetivamente também provei o titular: reserva 2012 e em minha opinião, direta, está uns pontos abaixo deste Touriga Nacional, não me queria alargar em considerações sobre o referido reserva, mas adianto-lhe que nas minhas notas de prova atribui-lhe a nota de 16.
    Espero ter conseguido transmitir-lhe o que pretendia saber, caso pretenda saber mais pormenores disponha.

    Obrigado e volte sempre.

    ResponderEliminar