English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, janeiro 05, 2017

Mirabilis Grande Reserva 2015



 Região (DOC): Douro / Castas: Viosinho, Gouveio e VV / Produtor: Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo / Enólogo: Jorge Alves & Sónia Pereira / Tipo: Branco / Ano: 2015 / Álcool: 14%. 


Mesmo antes de chegar ao mercado, já integrava a lista dos vinhos mais pontuados, por Robert ParkerElevado, em pontuação (94-96/100), ao patamar dos grandes vinhos clássicos internacionais, o Mirabilis Grande Reserva 2015, provado por Mark Squires, torna-se, assim, o primeiro branco português a ascender à categoria dos "notáveis vinhos do mundo".

Um branco com o cunho da  Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo,  uma quinta com mais de 250 anos, pertencente, desde 1999, à família AmorimElaborado a partir das castas Viosinho, Gouveio e cerca de 70% de Vinhas Velhas, com mais de 80 anos, originárias de Alijó, Murça e Tabuaço, no Douro.

Mirabilis Grande Reserva 2015 é, acima de tudo, o resultado da excelente interpretação do potencial destas castas, aliado a um processo meticuloso de vinificação, quebrando-se, de certa forma, o estigma de, nesta região, os seus melhores brancos permanecerem a léguas dos seus melhores tintos.

Um branco de tom citrino, límpido e brilhante. Aroma não propriamente muito expressivo, mas bastante refinado e complexo, adornado por uma finíssima fruta branca e subtis tons cítricos, sustentado por uma leve mineralidade, com uma envolvência a baunilhadaNa boca, mostra-se com uma elegância e equilíbrio excecional, textura concentrada e sedosa, sem perder a frescura devido à finíssima acidez que se faz sentir ao longo de toda a prova. Final longo, persistente e, tal como começou, meticulosamente elegante.

Um branco soberbo e superiormente requintado! Sem dúvida, um dos melhores brancos da sua região, o Douro, e de todas as outras, cujo os vinhos tenho provado nestes últimos tempos.

Nota Pessoal:18
Preço: €37 (Ref.)



Quinta Nova de Nossa Senhora do Carmo
5085-222 Covas do Douro
Tel: (+351) 254 730 420
E-mail: quintanova@amorim.com

Sem comentários:

Enviar um comentário