English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sábado, dezembro 12, 2015

Cistus Reserva 2011



Região (DOC): Douro / Castas: Touriga Nacional(38%), Touriga Franca (20%) e Tinta Roriz (42%) / Produtor: Quinta do Vale da Perdiz - Soc. Agrícola, Lda. / Enólogo: Manuel Angel Areal  / Tipo: Tinto / Ano: 2011 / Álcool: 14,5%. 


Já se passaram mais de cinco anos, desde que, aqui apresentei o, Cistus Reserva 2007, em boa verdade, também foi largo o tempo que, por vezes, daqui me ausentei! Não por parca vontade, mas pelas contingências de um tempo que teimou em escassear.

Agora! O que conta é este Cistus Reserva 2011, um belo tinto nascido no coração do Douro Superior, fruto do querer do Eng. António Fernandes e do saber do enólogo Manuel Areal.
Da sua história vale a pena saber um pouco mais! Aqui,  será, dos sítios, certamente, o que mais propriedade terá para o elucidá-lo.

Deste,  Cistus Reserva 2011, destaco o reforço da presença da Touriga Nacional, em detrimento da Touriga Franca. Não sei a partir de que colheita esta alteração ocorreu, contudo e sem a pretensão de querer entrar em suposições, enológicas, estereis para muitos dos cá vêm, gostaria apenas salientar, "que me parece" ter havido aqui, algum ganho de expressão aromática e de uma generoso aumento de capacidade para vir a evoluir em garrafa, mostrando-se "promissor" para vir agradar por um bom punhado de anos.
Os 14 meses de estágio em barricas de carvalho Americano e Francês, meio por meio, em traços largos, e como sua função, vieram para lhe premiar a estrutura e a complexidade. 
O resultado, este, está à vista um belo tinto duriense, que apesar da evidencia de estar ainda ligeiramente jovem, é seguramente, desde já,  uma belíssima escolha.   

Tinto de tom rubi algo carregado, nariz bem expressivo, intenso e fresco, pejado de notas a fruta silvestre negra, boas notas vegetais a esteva e algo especiado, onde tons de chocolate se combina com leves apontamentos a tosta. Na boca mostra-se fresco, elegante, com um corpo bem dimensionado, taninos firmes mas finos que em conjugação com a cordata acidez determinam um final de boca algo longo e persistente.

Quero ainda salientar que este é, certamente, um vinho que irá agradar a muita gente, um entrada de gama alta, com uma relação qualidade/preço amistosa. 

Nota Pessoal:16,5
Preço: €9,99 (Ref.)



Quinta do Vale da Perdiz - Soc. Agrícola, Lda
Quinta da Ferreira
5160 Torre de Moncorvo
Tel: (+351) 279 252 077
E-mail: qvp@qvp.com
Site: www.qvp.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário