English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



terça-feira, janeiro 26, 2016

Tinto da Talha Grande Escolha - Prova Vertical de 2003 a 2010





Sem dúvida uma das mais interessantes e desafiantes provas que efetuei nestes últimos tempos! Uma prova vertical de 2003 a 2010 de um premium  Roquevale,   "Tinto da Talha - Grande Escolha".

Foi com enorme satisfação que pude aferir da excelente capacidade de evolução destes Tintos da Talha - Grande Escolha!

Desde logo o nome "Tinto da Talha" surge como uma alusão à tradição Romana da vinificação em talhas de barro, técnica resgatada e utilizada por alguns produtores no Alentejo, de onde são originários os vinhos aqui apresentados, mais propriamente do concelho de Redondo, onde a  Roquevale, possui duas herdades com cerca de 135 hectares de vinha.

Tudo começa por volta década de 70 com a plantação das primeiras vinhas. Em boa verdade o pontapé de saida para o projeto que, em 1983, se viria a formalizar com a constituição da empresa Roquevale.
Em 1996, Joana Roque do Vale, assume a responsabilidade enológica da Roquevale, passando a rubricar desde então todos os seus vinhos,  nomeadamente, "com carinho especial", estes "Tinto da Talha - Grande Escolha".

Conheça Aqui! um pouco mais sobre a história deste produtor, que é tão-somente um dos maiores produtores privados do Alentejo, com um leque variado de vinhos totalmente norteados pela sua relação qualidade/preço .



Prova Vertical - Tinto da Talha Grande Escolha (2003 -2010) 










Tinto da Talha Grande Escolha - 2003
(Touriga Nacional e Aragonez)

Cor grenat de intensidade média/profunda. Bouquet, bastante expressivo e algo fresco, marca-do ainda por excelentes notas a fruta elegante e levemente alicorada, envolto num delicioso tom abaunilhado. Na boca boa estrutura e ainda bastante vivo, taninos firmes mas bastante sedutores, termina longo e percistente.
Um vinho que, dados os seus treze anos, se apresenta com uma saúde irrepreensível. Com algum deposíto como tal deverá ser decantado. Atenção à rolha.
Nota Pessoal:16,5


Tinto da Talha Grande Escolha - 2004
(Syrah eTouriga Nacional)

Cor grenat de intensidade média/profunda. Bouquet, algo expressivo, subtilmente marcado por, uma fruta ainda fresca mas tímida que se embrenha num igualmente tímido toque floral, deixando um pouco mais de protagonismo para as notas abaunilhadas e subtilmente fumadas.
Na boca fresco e elegante, bom equilíbrio e afinação, taninos finos e muito bem integrados que em conjugação com a sua correta acidez proporcionam-lhe um fim de boca longo e persistente.
Um vinho com uma belíssima vivacidade e elegância, sem grande risco aposto que veio esta finesse com a idade.
Nota Pessoal:16,5


Tinto da Talha Grande Escolha - 2005
(Touriga Nacional e Aragonez)

Cor grenat de intensidade média. Aroma algo discreto, marcado por notas a fruta alicorada, levemente especiado, com uma envolvência em tons abaunilhados. Inicialmente denota-se um subtilíssimo tom um pouco mais químico, muito interessante. Na boca fresco e pujante, taninos firmes mas bem domados, final longo e levemente persistente.
Numa 1ª prova (sem grande tempo de arejamento) este vinho apresenta o já referido tom levemente químico? (que lhe dá alguma graça), numa 2ª prova (já com umas horas de arejamento), o tom evolui ??? e desta feita, perde um pouco de graça . Mas continua muito bem! 
Nota Pessoal:16,5/16



Tinto da Talha Grande Escolha - 2006
(Syrah eTouriga Nacional)

Cor grenat de intensidade média. Aroma medianamente intenso, marcado por notas a fruta alicorada, ponteada por um leve tom floral, e alguma pimenta. Denota-se ainda leves notas tostadas. Na boca fresco mas não tão seco como as colheitas anteriores, bom equilíbrio, taninos e acidez cordata. Final de boca médio.
Uma colheita que apesar de não ser propriamente das colheitas que mais me agradaram, está sem dúvida um belo tinto.
Nota Pessoal:16


Tinto da Talha Grande Escolha - 2007
(Syrah e Alicante Boushet)

Cor levemente grenat de intensidade profunda. Aroma, com boa intensidade, marcado por, subtis notas a fruta silvestre macerada em álcool e um leve toque a pimenta, boas notas abaunilhadas e subtilmente fumadas. Na boca fresco e elegante, bom equilíbrio, corpo médio, taninos finos e muito bem integrados que em conjugação com a sua correta acidez. Fim de boca longo e persistente.
Um vinho que continua em excelente forma.
Nota Pessoal:16,5


Tinto da Talha Grande Escolha - 2008
(Aragonez e Alicante Boushet)

Cor rubi carregado, profundo. Aroma intenso, marcado por, notas a fruta em passa, resultando notas adocicadas algo especiadas, abaunilhadas e subtilmente tostado. Na boca, boa estrutura, vigoroso, taninos bem dimensionados, sobressaem mais algumas notas a tabaco, café …, termina longo e persistente.
Uma colheita um pouco mais pujante, mas muito interessante, grande potencial para pratos condimentados. O Bom Alentejo.
Nota Pessoal:16,5


Tinto da Talha Grande Escolha - 2009
(Touriga Nacional e Alicante Boushet)

Cor rubi, medianamente profundo. Aroma intenso, marcado por, notas a fruta algo compotada que se misturam com um tom mais floral, tons a baunilha e café. Na boca, boa estrutura e equilíbrio, fresco, taninos finos e bem integrados, termina longo e persistente.
Um vinho que poderá vir a evoluir ainda um pouco mais com mais algum tempo em garrafas, contudo desde já uma grande companhia para a mesa.
Nota Pessoal:16


Tinto da Talha Grande Escolha - 2010
(Aragonez e Touriga Nacional)

Cor rubi, pouco profundo. Aroma intenso, pejado de notas a fruta silvestre embrenhada num tom expressivamente floral e subtilmente tostado. Na boca, fresco, taninos finos, e bem integrados, conjunto equilibrado, medianamente encorpado, denota-se ainda alguma acidez que certamente se irá atenuar com o tempo, algumas evidências as notas mais tostadas. Termina longo e persistente.
Um vinho que de certa forma, na 1ª prova, vai buscar alguma semelhança à colheita de 2005, um toque químico"?" que lhe dá alguma distinção. Um vinho que tudo indica que crescerá muito com mais algum tempo de garrafa.
Nota Pessoal:16.


Tintos com grande capacidade de evolução, de grande consistência, marcados por uma tipicidade inconfundivelmente Alentejana e que, em minha opinião, apesar de chegar ao mercado já com alguns anos de garrafa e bastante prazeroso, não posso deixar de o aconselhar a guardar algumas garrafas para poder, mais tarde, vir desfrutar do potencial de evolução deste belíssimo tinto Alentejano.


Roquevale S.A.

Herdade do Monte Branco
7170-999 Redondo
Tel: (+351) 266 989 290
E-mail: geral@roquevale.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário