English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quarta-feira, outubro 16, 2013

José de Sousa Mayor - 2009


Região (Doc) Alentejo . Castas Grand Noir, Trincadeira e Aragonez .  Produtor José Maria da Fonseca . Enólogo Domingos Soares Franco . Tipo Tinto .  Ano 2009  .  Álcool 13,5%

Com a aquisição em 1986 da Casa Agrícola José de Sousa Rosado Fernandes, a José Maria da Fonseca, mais propriamente, a família Soares Franco, encontrou na Herdade do Monte da Ribeira, condições privilegiadas para dar azo à realização de um antigo sonho, produzir vinho no Alentejo.

É precisamente desta herdade, localizada em  pleno coração Alentejano, em Reguengos de Monsaraz, com cerca de 120 hectares dos quais 72 são vinha, que provem este José de Sousa Mayor - Reserva 2009.

Lançado no mercado em Junho passado, é o ex-líbris Alentejano da JMF, um tinto que busca na tradição, não só alguma da genuinidade dos antigos tintos da talha, mas também alguma identidade própria.

A fermentação parcial em ânforas de barro e o estagio de onze meses em cascos de madeira nova de carvalho francês, conferem a este vinho carácter e uma excelente complexidade. 

Um vinho feito sem pressas e como tal deverá ser apreciado. É um vinho que pede tempo para se mostrar, deixe-o arejar durante algum tempo num decanter ou simplesmente num copo condigno com seu estatuto. Um vinho fresco e vibrante a pedir pratos de paladar forte.


Notas de Prova

Cor rubi carregado. Aroma exuberante carregado fruta madura, esteva, folha de tabaco verde, especiarias, boas notas balsâmicas e uma enorme persistência. Na boca vivo e muito fresco, boa estrutura e elegância  taninos firmes mas polidos, excelente envolvencia das notas balsâmicas com as finíssimas notas a madeira, final longo e persistente. 

Nota Pessoal: 17
Preço: €15 a €20 (Ref.)

1 comentário: