English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quarta-feira, outubro 02, 2013

Quinta do Regueiro (Alvarinho) - Reserva 2012


Região (Doc) Vinho Verde . Castas Alvarinho .  Produtor Quinta do Regueiro . Enólogo Sousa Pinto . Tipo Branco .  Ano 2012  .  Álcool 13%

Era uma questão de tempo, uma inevitabilidade, trazer aqui ao Lugar de Baco este Quinta do Regueiro (Alvarinho) Reserva.

Um Alvarinho da sub-região de Monção e Melgaço, nascido de um pequeno projecto com sensivelmente 6 hectares de pequenas parcelas de vinha. Em boa verdade, já desde 1999 se produz este Alvarinho, Quinta do Regueiro.

O que é facto, é que cada ano que passa, este Quinta do Regueiro (Alvarinho) Reserva tem vindo a evidenciar-se. Os sucessivos galardões que lhe têm vindo a ser atribuídos são, de certa forma, prova disto mesmo. Eu próprio, tenho acompanhado estas suas últimas colheitas, e apraz-me reconhecer que está um branco muito interessante, um Alvarinho moderno e feito para agradar, capaz de bater aos pontos muitos outros "brancos" de renome e com preços bem mais acrescidos.

Em minha opinião, o Quinta do Regueiro (Alvarinho) - Reserva 2012, apesar de se aprumar pelo fio condutor das colheitas anteriores ganha, nesta colheita 2012, um pouco mais de estrutura e complexidade. Pelo que pude apurar, tratou-se de um ano de baixa produção, o que consequentemente resultou na obtenção de uvas com maior nível de concentração. Claramente uma valiosa contribuição para o acréscimo qualitativo desta colheita 2012. Mais um branco a não perder!


Notas de Prova

Cor Amarelo citrino,  límpido e brilhante. Aroma expressivo, fresco e delicado, onde se evidenciam notas tropicais, ananás, maracujá ..., e um leve tom a citrinos, tudo envolto numa mineralidade simplesmente soberba. Na boca elegante, fresco e exuberante, com uma mineralidade e acidez de grande nível, bom volume, boa fruta e um final longo e persistente.

Nota Pessoal: 16,5
Preço: €5 a €10 (Ref.)

Sem comentários:

Enviar um comentário