English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sábado, fevereiro 18, 2012

TERRAS D'ALTER ( Parte III )




Muitas são as vezes, que a vontade e o gosto não imperam, responsabilidades maiores se levantam e o tempo, este, marca-nos o compasso e dita-nos as regras. Por agora findo mais este interregno, esta ausência de escrita. O tempo este voltou a ser para se falar de vinho. 

Com estes Premium's, Telhas-2008 e Outeiro-2009, encerro o ciclo de apresentações dos vinhos de Terra de Alter CV aqui no Lugar de Baco.

Em jeito de balanço, poderei aludir que de uma forma geral estes foram vinhos que me agradaram, e aos quais lhes reconheço um denominador comum, a sua boa relação qualidade/preço. No entanto não posso deixar de realçar aquele que claramente me surpreendeu, o Outeiro-2009, extraordinário. 
 __________________________________________________ 


Telhas - 2008



Castas: Syrah (94%) e Viognier (6%)
Tipo: Tinto
Álcool: 14,5%




   



Um vinho elaborado a partir de uvas provenientes da Herdade das Antas, cuja a fermentação inicia em pequenos reservatórios abertos com manta submersa e vem a concluir em barricas novas de carvalho americano acompanhado de battonage, seguido da fermentação maloláctica e um estágio de 18 meses.

Apesar de achar que esta transcrição pode não ter grande interesse para a maioria, achei por bem, e neste caso em particular, evidenciar o processo de vinificação a que este vinho esteve sujeito.

  
Notas de Prova:

Telhas - 2008 é um vinho bastante interessante, mas acho que diferentes notas tostadas, surgem aqui com um leve excesso de protagonismo. Reforço que esta é apenas a minha opinião. Aliás este é um vinho muito bem conceituado por alguns críticos igualmente conceituados, mas para o bem e para o mal a variável subjectividade também marca presença nas provas. 
  
Aspecto rubi carregado e profundo. Aroma intenso, com notas a pimenta, amora e groselha preta, alguma violeta e notas a barrica que sobressaem envolvidas por um leve mentolado. Paladar igualmente intenso marcado por diferentes  registos a tosta, cacau, especiarias e alguma fruta bem madura. Boa estrutura,  taninos suaves, termina fresco e longo.

Em suma um vinho de singularidades, que não deixa espaço para meios termos, ou se gosta ou não. Vale a pena conhecer, com as devidas recomendas de uma temperatura adequada e algum tempo de arejamento.   
  

Nota Pessoal: 16,5 
Preço: €18,50 (Ref.)  
 __________________________________________________


Outeiro - 2009



Castas:  Syrah (50%), Petit Verdot (47%) e Afrocheiro (3%)
Tipo: Tinto
Álcool: 14,5%









Um vinho elaborado a partir de uvas provenientes da Herdade da Boa Vista, Com um processo de vinificação muito semelhança ao do Telhas - 2008, unicamente, aqui o estágio em barrica foi ligeiramente encurtado para 14 meses.

É correctamente referenciado como uma boa montra do potencial dos vinhos Terras de Alter CV, eu pessoalmente diria mais,  uma boa montra do potencial dos vinhos modernos Alentejanos e Portugueses.


Notas de Prova:

Um vinho com muito boa estrutura, correcção e elegância, sem  desequilíbrios, uma bomba de fruta, os meses de estágio em barrica estão presentes mas em boa proporção. Um vinho apesar de tudo ainda jovem, penso que poderá evoluir ainda um pouco mais. Um grande vinho que não deixa ninguém indiferente.
  
Aspecto rubi, praticamente opaco. Aroma intenso marcado por excelentes notas frutos silvestres, algo especiado e balsâmico, envolvido por um tostado bastante bem integrado. Paladar exuberante, uma bomba de boa fruta de baga, com toque especiado e uma barrica muito boa e bem casada, conjunto complexo e elegante, num corpo volumoso e com uma boa dose de taninos bastante finos, final muito longo e persistente.   

Sem me crer repetir em consecutivos elogios, digo-vos que este foi um dos vinhos, que ultimamente, muito prazer me deu em bebe-lo, sem duvida alguma uma excelente aposta. É um vinho que o voltarei a provar ainda em 2012, para tirar a duvida se não seria o 18 a nota mais indicada.


Nota Pessoal: 17,5
Preço: €22,0 (Ref.)  
 __________________________________________________

1 comentário: