English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sábado, dezembro 31, 2011

TERRAS D'ALTER ( Parte II )



Dois blend's, um colheita e um reserva, vinhos elaborados pela mão experiente de Peter Bright, partir de castas muito distintas.

Ambos repousaram em madeira por uns bons meses, vinhos que apesar do fio condutor que os une, são vinhos bastante distintos.

Um colheita despretensioso mas a quem lhe foi conferida alguma atenção, um vinho feito para a mesa, a contrapor com um reserva mais elegante e elaborado e do qual não terei muitas duvidas em afirmar que irá agradar a muita gente. A relação preço/qualidade deste vinho é sem duvida correcta. Um vinho que me agradou bastante e o qual recomendo vivamente.




Terra d'Alter - 2009


Castas: Touriga Nacional, Aragonez, Trincadeira e Alicante Bouschet 
Tipo: Tinto
Ano: 2009
Álcool: 13,5%








Notas de Prova:

Um vinho entrada de gama, sujeito a alguns cuidados quer na vinificação quer nos 6 meses que permaneceu nas barricas de carvalho francês onde estagiou.

Como já referi estamos perante um vinho despretensioso, fácil, arriscaria a dizer para o dia a dia, como tal está bastante bem.     

Aspecto  rubi com laivos violáceos e rebordo esbatido, levemente profundo e intenso. Aroma notas a fruta bem madura, algo adocicado e levemente especiado. Paladar predominantemente frutado, num conjunto algo cheio e redondo,  taninos suaves, macio e com um leve traço de rusticidade que não lhe tira a graça.  


Nota Pessoal: 15,5
Preço: €4,50 (Ref.)  



Terra d'Alter  Reserva - 2009


Castas: Vinhas velhas, Afrocheiro,Syrah e Petit Verdot
Tipo: Tinto
Ano: 2009
Álcool: 14,5%








Notas de Prova:

Um vinho que realmente se destacou dos demais, bem estruturado boa correcção e alguma elegância, sem exageros e desequilíbrios, os 18 meses de estágio em barrica estão patentes mas em boa proporção. Um vinho apesar de tudo ainda jovem, penso que poderá evoluir ainda um pouco mais.

Aspecto  rubi profundo com rebordo levemente violácio. Aroma intenso, onde predominam notas frutos vermelhos maduros, um tostado bastante bem integrado envolvido por leves notas especiadas. Paladar intenso e vivo onde predominam as notas frutadas, a tosta, especiarias, num conjunto encorpado e onde bons taninos sem arestas marcam o compasso, termina fresco e longo.  


Nota Pessoal: 16,5
Preço: €8,0 (Ref.)  

Sem comentários:

Enviar um comentário