EnglishFrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified

 

quinta-feira, março 01, 2012

Periquita (branco) 2011



Região: Península de Setúbal
Castas: Moscatel de Setúbal, Verdelho, Viognier e Viosinho
Produtor: José Maria da Fonseca
Enólogo: Domingos Soares Franco
Tipo: Branco
Ano: 2011
Álcool: 12,5%
  
Confesso que tenho boas recordações dos vinhos Periquita, a melhor de todas o seu tinto clássico de 1994. Enfim! Uma marca Portuguesa que faz parte da história viníca deste Pais. 

A primeira colheita deste branco, surge em 2006, mas só agora, com a colheita 2011, tive contacto com esta versão Periquita branco. Pelo que me constou, esta ultima colheita conta já, com algumas afinações, nomeadamente com a alteração das castas que o compõem. A saída do Arinto e a introdução  Verdelho, Viognier e Viosinho.

Informação sobre este produtor e o seu enólogo Domingos Soares Franco, poderá ser encontrada em outras publicações (aqui).

Notas de Prova:

Um branco agradável, suave e despretensioso, são os termos que me apraz usar para caracterizar este vinho. Um vinho para ser bebido já, e a acompanhar algo leve como ele próprio. 

Aspecto amarelo citrino, levemente pálido. Aroma medianamente intenso, onde se evidenciam algumas notas cítricas ou a flor de laranjeira, que se combinam com notas subtis a pêssego ... Paladar suave com alguma evidencia cítrica, num conjunto equilibrado, num registo de média/baixa frescura (acidez/mineralidade), terminando como começou suave e agradável.  

Como sugestão, tenha umas garrafas no frio para ir bebericando quando o tempo teimar em aquecer.


Nota Pessoal: 15,0
Preço: €5,00 (Ref.)


PS. Amostras facultadas pelo produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...