English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, outubro 07, 2010

Primeira Paixão - 2009



Região: Madeira
Castas: Verdelho
Produtor: Paixão do Vinho
Enólogo: Rui Reguinga e Francisco Albuquerque
Tipo: Branco
Ano: 2009
Álcool: 12,0%







Nota Introdutória:

Primeira Paixão, um branco VQPRD (Vinho de Qualidade Produzido em Região Demarcada) Madeirense, 100% Verdelho, uma das casta mais emblemáticas deste arquipélago, com grande reputação mesmo a nível internacional, adquirida essencialmente através da sua presença na elaboração dos grandes vinhos generosos Madeirenses.

Esta é seguramente uma das castas mais controversas que existe em Portugal, pelos atropelos e confusões a que tem estado sujeita. Julgo poder afirmar que conheço relativamente bem esta casta, na versão Açoriana (também o verdadeiro Verdelho).

Este foi um projecto criado com base na amizade e experiência dos dois enólogos, Francisco Albuquerque e Rui Reguinga, que a partir de 2 hectares vinhas localizadas no sítio da Vargem, no Estreito de Câmara de Lobos , se propuseram criar um vinho branco de grande qualidade.

Eis a sua segunda edição, Primeira Paixão 2009, do qual foram engarrafadas pela Adega de São Vicente, 4000 garrafas um pouco mais do dobro do que a colheita anterior, o que permitirá alargar um pouco mais o numero de contemplados.

O Primeira Paixão 2009, apresenta-se desde já muito correcto e concentrado, realmente com particularidades inerentes a uma casta que teima em fugir à  modernidade dos novos brancos.Um projecto promissor, um belo vinho.


Notas de Prova:

Aspecto Amarelo citrino intenso e levemente brilhante. Aroma levemente concentrado com boas notas a fruta tropical madura (ananás, maracujá …), excelentes notas vegetais, e uma frescura harmoniosamente integrada. Paladar fresco, seco e com uma excelente mineralidade, em que as notas a fruta e vegetais   se conjugam discretamente,  contribuindo para a complexidade de um conjunto levemente encorpado, com um final médio e persistente acompanhado por um leve toque salgado que lhe confere distinção.


Nota Pessoal: 16,5 (Prova a 29 de Set.10)
Preço: €12,00 (Ref.)

2 comentários:

  1. Carlos Serpa11 outubro, 2010

    Meu caro Senhor esta é provávelmente a melhor casta branca do pais, tenho pena se mais uma vez não puder vir a provar este vinho, não será facil encontrá-lo cá no continente?Pois não?

    Parabens pelo artigo.

    ResponderEliminar
  2. Rui A.Teixeira13 outubro, 2010

    Caro Carlos Serpa,

    Segundo informação do produtor, este vinho poderá ser encontrado, na Vinhas e Vinhos em Almada e na Flyingwines em Lisboa.

    Bons vinhos e volte sempre

    ResponderEliminar