English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



segunda-feira, julho 26, 2010

Ázeo (branco) Reserva - 2008


Região: Douro
Castas: Várias (vinhas velhas com mais de 60 anos).
Produtor: João Brito e Cunha, Lda.
Enólogo: João Brito e Cunha
Tipo: Branco
Ano: 2008
Álcool: 13,5%








Nota Introdutória:

Um belo vinho este Ázeo – Branco Reserva 2008, contudo, aqui, não é pelo facto de um vinho ser mais ou menos conhecido pelas hostes que deixa de ter necessidade de apresentação! Quem visita este blog poderá aqui encontrar algumas poucas notas actualizadas sobre origem dos vinhos apresentados, sem que para isso tenha que recorrer ao site do produtor. Em primeiro lugar porque, não sendo este o caso, muitas são as vezes, em que o site do produtor se encontram desactualizado ou mesmo indisponíveis e em segundo lugar porque, por mais conhecido que seja o vinho aqui apresentado, a maioria dos que por aqui passam desconhecem algumas das das notas que aqui deixo.

Enfim !! É o meu formato do momento!

Há cerca de um ano atrás tive a oportunidade de conhecer João Brito e Cunha, e desta forma inteirar-me do seu projecto, muito sucintamente aqui descrito a quando a publicação do seu vinho Quinta de S.José.

Este Ázeo – Branco Reserva 2008, está um vinho de grande categoria, de fino recorte e carácter distinto. Boa contribuição das vinhas velhas de onde proveio.


Notas de Prova:

Aspecto Amarelo citrino de concentração média, límpido e levemente brilhante. Aroma discreto e elegante do qual se vão sobressaindo finas notas cítricas, um leve tosta e fumado balanceado por uma mineralidade que lhe confere uma belíssima frescura. Paladar confirma as boas notas a fruta (toranja, lima, abacaxi …), alguma tosta, o pendor mineral assegura-lhe a frescura, volumoso e cheio pautado por um sentido de proporção, elegância e complexidade que se estende ao longo de toda a prova, terminando longo e persistente.


Nota Pessoal: 17,0 (Prova a 14 de Jun.10)
Preço: €15,00 (Ref.)

2 comentários:

  1. Será recado ao Copo de 3?

    ResponderEliminar
  2. Rui A. Teixeira27 julho, 2010

    Caro Paulo,

    Este post apresenta única e exclusivamente um dos belíssimos brancos que provei recentemente, quanto ao resto é só conversa.

    Bons vinhos.

    ResponderEliminar