English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quarta-feira, junho 02, 2010

Dona Ermelinda - Reserva 2007


Região: Palmela
Castas: Castelão, Trincadeira, Touriga Nacional e Cabernet Sauvignon.
Produtor: Casa Ermelinda de Freitas, Lda.
Tipo: Tinto
Ano: 2007
Álcool: 14,0%









Nota Introdutória:

Mais um vinho da Casa Ermelinda de Freitas, o Dona Ermelinda Reserva 2007.
Como instrumento primordial deste quarteto eis o “Castelão”! Como já tive a oportunidade de referir no meu post anterior a par do Moscatel (casta branca) é casta mais emblemática desta região. Também conhecida como “Periquita” nome que adquiriu devido à sua associação com marca do vinho Periquita, do produtor José Maria da Fonseca.

Normalmente no seu melhor, o Castelão, transmite corpo, aromas quentes, frutos (cereja, groselha, framboesa) , equilíbrio e boa capacidade de envelhecimento.

Para além das características inconfundíveis da Touriga Nacional e do Cabernet, estas foram efectivamente algumas das características que encontrei neste Dona Ermelinda Reserva 2007, um vinho bastante interessante no qual o terroir desta região, mais especificamente as terras arenosas de onde provem, deixaram uma marca indelével no seu carácter.

Claro que o estágio de 12 meses em pipas de carvalho francês, aprimorou a estrutura do conjunto que por via da extracção dos compostos odores das barricas de carvalho francês, permitiram que apurasse mais alguma complexidade aromática, proporcionando uma prova bastante interessante e uma excelente companhia para as codornizes estufadas com o próprio vinho e a deliciosa açorda de espargos que as acompanhava.


Notas de Prova:

Aspecto levemente brilhante com uma limpidez que transparece no rubi da sua cor algo concentrada. Aroma intenso e persistente evidenciando boas notas a fruta madura, framboesa e cereja preta, sobressaem ainda algumas notas florais a alfazema e violeta, terminando levemente complexo e com um espciado que se confunde nos aromas da madeira. Paladar a confirmar as boas notas a fruta de baga, vegetais e um leve especiado num conjunto algo macio e elegante em que o equilíbrio domina o fim de boca levemente longo e persistente.



Nota Pessoal: 16,5 (Prova a 17 de Mai.10)
Preço: €11,00 (Ref)

1 comentário: