English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, novembro 15, 2009

Vila Santa - 2007

Região: Alentejo
Castas : Aragonês, Touriga Nacional,Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet
Produtor : João Portugal Ramos, Vinhos S.A.
Tipo : Tinto
Ano : 2007
Álcool : 14%







Nota Introdutória:

Há efectivamente nomes incontornáveis quando se fala dos vinhos Portugueses e do seu actual reconhecimento internacional. O Enólogo João Portugal Ramos é sem sombra de dúvida um dos grandes obreiros da árdua tarefa de os apresentar ao mundo.

Produzido em pleno coração do Alto Alentejo, o Vila Santa é um vinho do qual guardo muito boas lembranças. Fez por diversas vezes a delícia de inúmeros fins de tarde de Sexta-feira. A uma tábua de queijos e a umas poucas torradas juntava-mos este agradabilíssimo exemplar Alentejano. Era prenuncio de um tempo, pouco, para retemperar de forças.

Há uns poucos meses atrás, encontrei por acaso, numa das prateleiras de um hipermercado, uma solitária garrafa de Vila Santa de 2001, veio-me à lembrança os tais benditos fins de tarde. Comprei e bebi-o, mas fui assombrado por uma certa nostalgia. Este Vila Santa já não me sabia tão bem! Seria eu? Ou atropelos que o tempo lhe infringiu? Enfim!

Decidi então ir à procura da sua última colheita. Não quis deixar seguir! Não quis ficar com a nostalgia da lembrança, dos prazerosos fins de tarde, das sextas feiras de outrora, adornados por este belo vinho.

E por conta do passado aqui está este, Vila Santa de 2007, quase tão prazeroso como lembrança daquele tinto alentejano de outrora.


Notas de Prova:

Aspecto, limpo de cor grnat profundo. Aroma, intensidade média, notas a fruta bem madura e leves notas a barrica. Paladar, equilibrado, a confirmar as notas a fruta madura, bons taninos, final longo e persistente qb.


Nota Pessoal: 16,0 (Prova a 10 de Nov.09)
Preço: €11,00 (Ref.)

3 comentários:

  1. Experimentei este vinho, colheita 2007 e fiquei impressionada com sua coloração, pois praticamente berrava na taça. Bouquet fraco mas muito agradável no paladar. Pena que aqui no Brasil é um vinho de preço um pouco elevado, o equivalente a 35 Euros.

    ResponderEliminar
  2. Rui A. Teixeira14 dezembro, 2009

    Cara Anónima,

    Este vinho não sendo extraordinário, não deixa de ser agradavelmente equilibrado, pena é o seu custo ser tão elevado aí no Brasil.

    Volte sempre e Bons Vinhos.

    ResponderEliminar
  3. Boa Tarde Sr. Rui Teixeira,

    Agradecemos que nos envie o seu contacto de e-mail para que lhe possamos endereçar um convite relativo a um evento que vamos realizar na nossa adega no dia 23 do presente mês.

    Cumprimentos,

    Casa de Santa Vitória
    e-mail: bcabral@santavitoria.pt

    ResponderEliminar