Região : Douro
Castas : Touriga Nacional (60%), Tinta Roriz (25%) e Touriga Franca (15%)
Produtor : Roquette e Cazes, Lda.
Tipo : Tinto
Ano : 2005
Álcool : 14%
Nota Introdutória:
Apesar de não ter tido a oportunidade de provar as suas colheitas anteriores, confesso, que pelo falatório, estava bastante expectante. Este Xisto - Roquette & Cazes, foi realmente de uma enorme revelação.
Deste projecto de Jorge Roquette, da Quinta do Crasto, e Jean-Michel Cazes, do Château Lynch-Bages, não poderia resultar outra coisa, que não fosse este belíssimo néctar, no qual se conjugaram as características do Douro e a vasta experiência dos Cazes em Bordeaux, assegurado pelo estrito acompanhamento dos enólogos Daniel Llose enólogo da família Cazes e Manuel Lobo enólogo da Quinta do Crasto, julgo que esta colheita 2005 foi acompanhada por parte dos Cazes pelo enólogo Dominic Morris.
Durante a Wine in Azores 2009, tive a oportunidade de conversar e trocar algumas ideias com Rita Roquette, Administradora da Direct Wine, a qual me apresentou entre outros dos seus vinhos a última colheita do Xisto Roquette & Cazes. Fiquei desde logo impressionado com a classe e elegância que evidenciou.
Dada a excelente impressão com que fiquei na primeira prova, decidi trazer aqui ao Lugar de Baco. Não a colheita, provada, de 2006 que não encontrei no nosso mercado, mas sim o Xisto - 2005.
Do qual apenas me apraz referir que este tinto de grande categoria valeu bem o preço que paguei por ele. Muito muito bom!
Notas de Prova:
Aspecto, cor grnat bastante concentrada intensa. Aroma, a frutos vermelhos, algumas notas florais tudo com muita elegância. Paladar, confirma as excelentes notas a fruta vermelha, a flores secas e madeira muito bem integrada, complexo, muito elegante e requintado. Final muito longo e persistente.
Nota Pessoal: 18 (Prova a 09 de Nov.09)
Preço: €38,00 (Ref.)
Sim senhor, com estes elogios todos até fiquei com águas na boca!
ResponderEliminarAmigo Rui, estás de parabéns,sempre discreto e dedicado, tens aqui um blog e peras, vindo de ti não podia esperar outra coisa.
ResponderEliminarForte abraço.
Caro Anónimo,
ResponderEliminarOs meus elogios a este vinho acredite que são os adquados ao necter em questão, no entanto o que lhe sugiro em vez de àgua na boca que tal este Xisto?
Volte Sempre.
Amigo Paulo,
ResponderEliminarObrigado e ainda bem que gostaste. Espero que agora já possas comodamente em casa escolher as pingas para as tuas jantaradas.
Grande Abrço.