Dona Matilde - Reserva 2017 / Tinto / 14%
Douro / Touriga Nacional (50%), Touriga Franca (30%) e Tinta Amarela (Vinhas Velhas (20%)
Quinta Dona Matilde
Na margem norte do rio Douro, junto à barragem de Bagaúste, podemos encontrar uma das mais antigas propriedades do Douro, a Quinta Dona Matilde, com um total de 93 hectares, dos quais 28 são vinha. Vinha, de vinhas velhas, ou melhor históricas, cuja idade varia entre os 70 e 90 anos e outras mais recentes, cuja idade ronda os 25 anos.
Esta propriedade adquirida em 1927, por Manoel Moreira de Barros, encontra-se hoje entregue à terceira e quarta geração, Manuel Ângelo Barros (Pai) e Filipe Barros (Filho). Um projeto familiar de grande consistência, com um portfólio de excelente qualidade que abrange os seguementos de "Vinhos do Porto" e "Vinhos DOC Douro" e cuja a responsabilidade enológica está a cargo do enólogo, João Pissarra e a viticultura do viticólogo, José Carlos Oliveira.
Como exemplo de um dos êxitos deste projeto, aqui está o Dona Matilde - Reserva 2017, um tinto claramente duriense, pejado de frescura e complexidade. Não obstante ter sido considerado, à cerca de um ano, o melhor vinho DOC Douro no concurso internacional Mundus Vini que se realiza todos os anos na Alemanha, eis o que se me evidenciou na sua prova.
No copo, mostra um bonito tom rubi, levemente profundo. Aroma fresco, medianamente intenso, onde se evidenciam notas a frutos silvestres, amora, alguma cereja, embrenhando-se num leve tom floral e sugestões vegetais, a esteva, cassis, envolto num leve balsâmico. Na boca, mostra-se fresco. seco, algo intenso, bem dimensionado, com taninos presentes mas bem domados, confere o frutado do aroma. Conjunto bastante atrativo, com final longo e persistente.
Um belíssimo tinto duriense! Mais um porto seguro, com excelente pendor gastronômico, sem dúvida!
Not. 17,5
Pvp: 21,5€ (Ref.)
Gostei.
ResponderEliminar