English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



segunda-feira, dezembro 27, 2021

Cave Solar das Francesas - Garrafeira 1968



Cave Solar das Francesas - Garrafeira 1968 / Tinto / 12%
Anadia / Castas (várias)
Cave Solar das Francesas


Fundada em 1905, na Anadia, em Malaposta, a Caves do Solar das Francesas, viria a evidenciar-se como uma das grandes referencias da sua região e não só. Hoje esta região designada por Bairrada, já não conta com este produtor na pauta dos seus ilustres representantes. Pelo que consta, terá sido pelas décadas de 60 e 70 que maior notoriedade obteve, penso que a sua ultima colheita é datada de 1980.
Para a história ficará, as notas de quem as escrever, e por mais algum tempo, alguns poucos dos seus belos vinhos que, apesar da raridade, ainda os vamos podendo encontrar no meio de alguns vinhos velhos, em algumas garrafeiras e em algumas vendas privadas que, por aqui e ali, se vão realizando.

Cave Solar das Francesas - Garrafeira 1968, é uma das colheitas que ainda hoje, é enviada para concursos internacionais de vinhos velhos, fazendo ainda jus, ao bom nome dos vinhos que, antigamente, se produziam, na atual região da Bairrada e em Portugal, obviamente.

Esta garrafa, a par de outra, colheita de 1967, chegou-me pelas mãos de meu pai, que à aproximadamente, trinta cinco anos, adquiriu umas quantas caixas que, paulatinamente, se foram esvaziando. Fica a esperança que, em algures lá por casa, ainda possa existir mais alguma.

No copo este vinho é deveras surpreendente! De tom grenat levemente aberto e límpido. Mostra-se de aroma intenso, complexo, onde se evidenciam notas ligeiramente alicoradas, caramelo, algum tabaco, adornado por um finíssimo abaunilhado, um buquê requintadamente elegante e fresco. Na boca, mantem o mesmo perfil, de frescura e elegância, mostra sedosidade, uma belíssima acidez amparada pela elevada qualidade de taninos, que não mostram a idade. Final longo e persistente!

Um Grande Vinho, repleto de caráter e frescura. Se para além da enorme classe com que se apresenta tivermos em conta que passou mais de meio século dentro desta garrafa, o caso torna-se muito sério. Muito poucos são aqueles que nos conseguem transmitir uma emoção destas! Um fecho de Ano com chave de Ouro!


 Not. ( A nota aqui é irrelevante, penso que disse tudo )
 Pvp: 50€ - 60€ (Ref.)

2 comentários:

  1. Gostei da informação sobre o vinho.

    ResponderEliminar
  2. Este é um dos intuitos deste blog, dar conhecer, um pouco da história dos vinhos que aqui apresento.
    Obrigado e Bons Vinhos.

    ResponderEliminar