English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, dezembro 16, 2021

Chryseia 2018


Chryseia 2018 / Tinto / 14%
Douro / Touriga Frnca (55%), Touriga Nacional (45%)
Prats & Symington


Tudo começa com uma conversa, entre James Symington e Bruno Prats (um dos grandes nomes da enologia mundial), mas só depois da insistência, de Rupert Symington (filho de James), junto da família e uma ponderada analise, por parte desta, às vantagens e desvantagens em entrar neste segmento, DOC Douro, tendo em conta que, as uvas que se iriam destinar a produzir estes vinhos, seriam uvas da melhor qualidade, uvas destinadas aos Portos "Vintage", acabam por concordar. 
Em 1999 oficializam a parceria, Prats & Symington as famílias decidem avançar e produzir um vinho DOC Douro de Grande Qualidade. Os saberes e tradições destas duas famílias assentes nestas duas "grandes" regiões vitivinícolas, Douro e Bordeaux, culminam, em 2000, com o lançamento, do seu primeiro Chryseia. Uma experiência que resultou da escolha das melhores parcelas de vinha assim como da seleção das castas que melhor se adequavam ao perfil que pretendiam. Um vinho do Douro com a elegância de Bordeaux.

O  Chryseiaé elaborado a partir da seleção das melhores uvas de três quintas do Douro, a Quinta de Roriz, uma das mais bonitas e reputadas quintas do Douro,  a Quinta da Perdiz e a Quinta da Vila Velha. Um vinho feito de cuidados, com uma enorme elegância e precisão, estagia cerca 15 meses em barricas de carvalho francês de 400 litros, e o Chryseia 2018 é, claramente, uma das suas melhores versões

No copo, apresenta-se com um tom rubi carregado e profundo. Aroma expressivo, com excelentes notas a fruta negra madura, groselha, framboesa, amora, alguma ameixa, envolto num fino e subtil tom floral, a violeta, madressilva,  com finíssimas sugestões especiadas e um leve toque tostado requintadamente integrado. Na boca, mostra-se, encorpado e sedoso, fresco, amparado por uma belíssima acidez e taninos bem presentes mas finos e bem integrados. Um conjunto muto elegante e requintado. Final bastante longo e persistente.

Este é efetivamente um tinto de grande categoria, com um enorme potencial de guarda, um vinho que, se lhe conseguirmos resistir, deixando-lhe repousar por mais algum tempo em garrafa, teremos aqui, no seu melhor nível, um dos nobres embaixadores dos vinhos do Douro! 


 Not. 18
 Pvp: 60,00€ (Ref.

Sem comentários:

Enviar um comentário