English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, outubro 17, 2021

PicoWines - Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico






A inevitabilidade, de quem anda nessas lides enófilas, de estar par do que se anda fazer no sector, levou-me novamente à ilha montanha. Era necessário olhar mais de perto para os novos projetos que por lá vão surgindo, assim como, inteirar-me dos rumos que estão a tomar alguns dos que já conhecia. 


( Nada como ficar alojado no meio das vinhas, virado para o mar, e tendo como pano de fundo a majestosa montanha do Pico )

Hoje, irei debruçar-me apenas, sobre aquela que é desde 1949, a representação da união de um grupo de pequenos produtores que encontraram neste modelo forma conseguir zelar, em alturas de enormes adversidades, pela subsistência desta crucial atividade da ilha do Pico. Refiro-me, obviamente,  à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico, hoje denominada de PicoWines.  

O maior produtor dos Açores, atualmente com cerca de 280 produtores, aliás, penso que no ano passado se registou um aumento significativo de associados, tendo em conta a safra de 2020, cuja retração do mercado, por motivos circunstanciais da pandemia que nos assolou a todos, levou consequentemente os produtores privados a condicionarem a aquisição da uva, levando desta forma a que outros vitivinicultores da ilha recorressem à cooperativa para poder escoar as suas uvas.

O paradigma vitivinícola da ilha do Pico mudou e efetivamente a PicoWines abraçou esta grande oportunidade para se modernizar, não só através a incrementação de alguns novos equipamentos na sua adega, mas sobretudo, na política de qualidade que, nestes últimos, anos tem vindo a implementar. Resumidamente em minha opinião esta cooperativa, sem qualquer demérito para o importantíssimo trabalho desenvolvido anteriormente, ganhou brilho! Acredito que a aposta levado a cabo por esta direção, na mudança de rumo, contratando Bernardo Cabral para dirigir os destinos enológicos da PicoWines, para além de estar à vista de todos, tem vindo de certa forma a contribuir para que, os seus vitivinicultores associados se vão consciencializando que os cuidados que dispensam às suas vinhas geram valor e reconhecimento, elevaram e elevam os vinhos provenientes das suas uvas para um patamar que nunca haviam imaginado.




Foi isto na realidade o que encontrei, vinhos com brilho, com identidade vincada. Cuja as casta Arinto dos Açores, o Terrantez do Pico e o Verdelho plantadas literalmente em fendas de basalto e quase mergulhadas no oceano atlântico, dão destas coisas, vinhos frescos, salinos, com uma mineralidade e com uma capacidade de envelhecimento incrível. Resumindo vinhos únicos e com uma identidade inconfundível.





Dos vinhos que provei, nesta minha visita à PicoWines, dos vários que poderia ter aqui apresentado, optei por escolher aquele que efetivamente mais me surpreendeu o Verdelho  2019! Talvez porque nesta colheita em concreto, esta casta, apesar da sua grandiosidade, superou-se. Certamente são vários os fatores que contribuíram para isso, contudo as vicissitudes climatéricas do ano claramente tiveram aqui um forte contributo.



PicoWines Verdelho - 2019


Este Verdelho  2019, é para mim, uma dos melhores versões desta casta, não tenho dúvida alguma em recomendá-lo como um dos brancos açorianos, que melhor espelha o terroir de onde provem. Com uma tonalidade, amarelo palha, visivelmente mais carregado do que a sua colheita anterior. Tal como no nariz, é mais intenso e com um grau de maior complexidade, deixando transparecer a envolvência existente entre o seu lado frutado e a sua generosa mineralidade. Na boca, mostra-se fresco, salino, com elegantes notas marítimas, a algas ... e um final típico, dos vinhos açorianos, com um ligeiro toque a rocha vulcânica molhada "fósforo/enxofre". terminando como começou com muita frescura e equilíbrio.

Um belíssimo branco, penso que acabou e chegar estar no mercado. Aproveitem, pois garanto-vos que não se irão arrepender. Para além do mais, tal como grande parte dos vinhos açorianos, podem ser guardados por muito tempo,  têm uma capacidade de guarda incrível!

 
 Not. 18
 Pvp: €26(Ref.)


Resta-me apenas agradecer à PicoWines e a toda a sua equipa, pelo excelente trabalho que têm vindo a desenvolver e pela simpatia com que fui recebido. Um agradecimento especial ao enólogo Bernardo Cabral e à enóloga Ana Rita.

Sem comentários:

Enviar um comentário