English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, julho 23, 2015

Roquette & Cazes 2011



Região (DOC): Douro / Castas: Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz / Produtor: Roquette e Cazes / Enólogo: Manuel Loboe Daniel Llose    / Tipo: Tinto / Ano: 2011 / Álcool:14,5%. 


Já faz tempo que aqui trouce, o Xisto - Roquette & Cazes 2005 , um vinho que nasce como o corolário da parceria entre Jorge Roquette, da Quinta do Crasto, e Jean-Michel Cazes, do Château Lynch-Bagesucelas, um ex-líbris produzido  apenas em anos excecionais.

Talvez como consequência disto mesmo, em 2006, surge, o  Roquette Cazes, o segundo vinho deste dueto. Um vinho de gama um pouco mais baixa, que dado o seu prolongado estágio em garrafa, tem como pretensão chegar ao mercado mais pronto para que, desde logo, se possa desfrutar da sua enorme qualidade. Esta foi, em minha opinião, uma pretensão mais ou menos conseguida.

Esta é sem duvida uma pretensão de louvar, deveria ser, por todos, encarada como ponto de honra, pois ainda são muitos os vinhos de classe média/alta que chegam ao mercado, novos demais, deixando-nos com um leve amargo de boca. Não por serem amargos mas por não serem aquilo que, nesta altura, já teriam de ser.

Este Roquette Cazes 2011, é  um vinho que não deixará ninguém indiferente,  com o seu tom rubi carregado, aroma expressivo, onde predominam notas a fruta fresca de tom silvestre e um leve toque floral, deixando transparecer uma envolvencia elegantemente especiada. Na boca mostra-se fresco, elegante e muito equilibrado, onde os seus finos taninos lhe marcam o compasso,  termina amplo e aprumado.

Um tinto de grande classe que merece ser condignamente apreciado! Quanto ao seu preço, não sendo propriamente barato, vale bem os euros que custa.  

Nota Pessoal:17
Preço: €25 (Ref.)



Roquette e Cazes. Lda
Quinta do Crasto
5060-063 Gouvinhas
Tel: (+351) 22 610 90 51
E-mail: roquetteecazes@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário