English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, março 13, 2014

Marka (Vinhas Velhas) - Reserva 2010


 
Região (Doc) Douro . Castas (várias) .  Produtor Durham-Agrellos . Enólogo Carlos Agrellos . Tipo Tinto .  Ano 2010  .  Álcool 14%

Com a aquisição em 1991 da Quinta do Espinhal de Baixo,  localizada na  margem direita do Rio Douro, entre o Peso da Régua e o Pinhão, a  família  Agrellos, desde à muito ligada à produção de uvas para comercialização, dá início a uma longa e profunda recuperação das vinhas da quinta. Recuperação esta, que se estende até 2002, ano em que arranca efetivamente com  produção dos seus próprios vinhos.



Marka foi, a partir de 2004, a bonita forma que a família de José Carlos Agrellos encontrou para homenagear, uma grande impulsionadora deste projeto, Marjorie Kathleen Durham Agrellos , atribuindo como marca, aos seus vinhos, a conjugação das duas primeiras sílabas dos nomes próprios.

Marka (Vinhas Velhas) - Reserva 2010, um verdadeiro vinhas velhas, elaborado a partir de uvas oriundas de cepas que rondam os setenta e quatro anos, pertença de um vinhedo, composto por cerca de duas a três dezenas de castas diferentes. 

Estes vinhas velhas , são realmente um pequeno espólio do nosso rico património ampelográfico. São vinhos únicos! Um lote composto por um tão elevado número de castas diferentes, a existir, fora deste rectângulo Português, tratar-se-á efetivamente de uma raridade.

Estas vinhas velhas, normalmente com baixos índices de produção, dão origem a vinhos concentrados e complexos, como este  Marka (Vinhas Velhas) - Reserva 2010, seguramente um dos seus dignos representantes.

De tom rubi carregado, aroma concentrado, marcado pela fruta preta e um leve toque vegetal, envolto em notas tostadas, especiadas e algo abaunilhadas. Boca marcada pela frescura e elegância, confere na sua essência as suas principais notas aromáticas, boa complexidade e bons taninos a suportar uma estrutura bem desenhada, final médio. 

Já vem sendo habitual esta minha referência à jovialidade/potencial evolutivo de alguns dos, recentes e mais estruturados, vinhos, que tenho vindo a apresentar. Mas efectivamente, em minha opinião, o  Marka (Vinhas Velhas) - Reserva 2010,  apesar de, desde já, nos poder proporcionar uma belíssima prova, ira certamente ganhar com mais algum tempo em garrafa.

Partindo do princípio que poderá não estar para esperas! Deixe-o pelo menos respirar durante uma ou duas horas, e aprecio-o até à ultima gota.

Nota Pessoal: 16,5
Preço: €15 a €20 (Ref.)

4 comentários:

  1. Sou amigo do Carlos Agrellos e um "bom" conhecedor dos seus vinhos, você está de parabéns por este magnífico artigo.

    Desculpe-me, o preciosismo, mas penso que estas vinhas velhas deverão estar com cerca de oitenta anos.

    Mais uma vez muitos parabéns.

    JA

    ResponderEliminar
  2. Caro JA,

    Em primeiro lugar muito obrigado pelo seu elogio assim como pelo seu preciosismo :).

    Efetivamente ao debruçar-me sobre a origem deste Marka (vinhas velhas), deparei-me com alguma informação em que a idade destas vinhas velhas não era muito coincidente, pelo que resolvi deixar a indicação que consta no contra rótulo da própria garrafa.

    Mais uma vez muito obrigado pela sua intervenção. Volte sempre!

    ResponderEliminar
  3. Caro Rui Teixeira,

    Parabéns pelo artigo e o elogio ao vinho em questão. Tenho muito gosto em convidá-lo pessoalmente a visitar a Quinta da Marka e conhecer em detalhe o que aqui fazemos. Basta para tal que entre em contacto com a Angela reservas@durhamagrellos.pt para agendar o dia. Faremos uma prova dos vinhos com almoço a seguir. Com os meus cumprimentos, Carlos Agrellos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Carlos Agrellos,

      Em primeiro lugar obrigado por ter vindo diretamente ao Lugar de Baco elogiar o artigo que escrevi sobre o seu vinho e suas origens, assim como pelo convite que me dirigi.
      É claro que será com muito gosto que vos visitarei, lamento que não possa ser para já, mas fica aqui a promessa que nos tempos mais próximos contactar-vos-ei para agendarmos a minha visita.

      Agradecido.

      Eliminar