EnglishFrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified

 

sexta-feira, março 01, 2013

Charme 2010


Região (Doc) Douro  .  Castas Tinta Roriz, Touriga Franca, outras  Produtor Niepoort Vinhos .  Enólogo Dirk Niepoort e Luís Seabra   Tipo Tinto Ano 2010 . Álcool 13,0%

Charme, nascido no coração Douro, mais própria-mente no Vale do Mendiz, em pleno vale do rio Pinhão. Onde pequenos vinhedos de cepas, com 70 e mais de 100 anos, lhe dão a proveniência.Um vinho algo singular por estas bandas, reluzente de cuidados e particularidades.

Vinificado em lagares de pedra, onde o engaço permanece durante o suave pisa pé e a curta maceração no lagar. Vem a terminar a fermentação alcoólica e maloláctica em barricas de carvalho francês,  onde permanece em estágio por cerca de catorze meses.

Um vinho,  que prima pela elegância e requinte, desde a distinta garrafa de traços borgonhês de vidro pesado e a sua longa rolha, à delicadeza e a finesse do seu néctar. Em boa verdade tudo se compadece com o seu próprio nome, Charme.

Já por umas poucas vezes me cruzei com este vinho, outras colheitas é certo, mas sempre possessor de uma coloração algo aberta e de uma requintada elegância. Este é realmente o fio condutor deste vinho, onde Dirk Niepoort vem a depositar a sua inspiração provinda dos Grands Cru Bergonha.
Já vai para algum tempo que recebi este Charme 2010, apesar da tentação, fui adiando a sua prova, talvez por uma crença pessoal. O vinho está pronto para ser apreciado, mas obviamente é um jovem que agradece tempo. Um vinho que só não me surpreendeu pela extrema elegância porque já lhe conhecia o registo, apesar disso é sempre um vinho que nos prende a atenção e nos retira algumas certezas.
Se o levar à mesa faça-o de preferência com carnes brancas pouco condimentadas. O preço é por certo uma limitação, contudo haverá sempre quem o possa pagar.

Notas de Prova

Aspeto rubi claro, abertoAroma expressivo, requintado e elegante, onde  notas a fruta de baga vermelha surgem envolvidas por manifestas notas a tosta e algum tabaco, num fundo vegetal com sugestões a mato, boa complexidade e persistênciaPaladar marcado, por uma enorme finura e elegância, algo especiado, com taninos presentes mas muito bem integrados num conjunto sedoso e fresco. Medianamente encorpado termina longo e persistente.

Nota Pessoal: 17,5
Preço: €60,00 (Ref.)


PS. No rótulo, Ficha técnica em QR. (Cód. Barras bidimensional)
Amostra enviada pelo produtor.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...