English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quarta-feira, setembro 28, 2011

Castelo D'Alba Vinhas Velhas - Grande Reserva 2007



Região: Douro
Castas: Tinta Barroca, Tinta Amarela, Tinta Francisca, Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional e Souzão.
Produtor: VDS.
Enólogo: Rui Roboredo Madeira
Tipo: Tinto
Ano: 2007
Álcool: 14%






Nunca como agora fez tanto sentido realçar a boa relação preço/qualidade de um vinho, cada vez mais temos de nos preocupar na forma como gastamos os nossos euros.

Por aqui na eno-blogosfera vai-se assistindo a uma tímida abordagem a esta nova e constrangedora realidade que não deixa espaço para grandes extravagâncias, e que infelizmente parece-nos que vem para durar!

Da minha parte, exceptuando-se algum comedido ataque exaltação, é o que tentarei fazer, entre os demais, dar destaque aos vinhos que realmente valham os euros que pagamos por eles.

Embrenhado neste propósito e nas insistentes solicitações, decidi realizar  a 2ª Edição Lugar de Baco - Promoveu”. À semelhança do que aconteceu na 1ª Edição com o “CARM – Resrv.07”, esta 2ª Edição com o Castelo D’Alba – Vinhas Velhas – Grande Reserva 2007 foi um igualmente um sucesso.
Mais uma vez, o Lugar de Baco, veio a contribuir na prática para que um grupo simpático de amigos e simpatizantes deste blog adquirissem em condições igualmente simpáticas um vinho de grande categoria.

Puramente coincidência, ou não, é o facto do enólogo Rui Roboredo Madeira estar por detrás dos dois vinhos que aqui promovi, coincidência ou não é a belíssima relação preço/qualidade a presentada pelos produtores CARM e VDS.
Não fosse o ano 2007 tão especial e certamente não teríamos este  Castelo D’Alba Vinhas Velhas – Grande Reserva, pelo que me constou, uma aspiração com algum tempo, criar um Grande Reserva.

Proveniente de vinhas com mais de 40 anos, plantadas a uma altitude media de 350 m, em pleno Douro superior, estagiou durante de 18 meses em barricas de carvalho francês novas e usadas. Um verdadeiro e digno representante da sua região, Castelo D’Alba – Vinhas Velhas – Grande Reserva 2007.


Notas de Prova:

Um vinho bem estruturado, boa concentração e complexidade. O resultado do empenho e de uvas provenientes de boas vinhas velhas num ano Vintage.

O facto do estágio de 18 meses, se ter efectuado entre barricas novas e usadas, poderá ter contribuído para a forma correcta com que a madeira se mostra, não comprometendo o bom equilíbrio do conjunto.

Um vinho a beber desde já, no entanto aconselho a que seja decantado, não só pela presença de deposito, como pelo ganho que lhe trará deixando-o arejar(respirar) pelo menos 60 minutos.

Se conseguir resistir, guarde algumas garrafas, este vinho tem potencial para evoluir bastante bem, estamos perante um vinho de grande classe.

Aspecto rubi carregado, praticamente opaco. Aroma intenso e persistente, onde predominam boas notas   a fruta silvestre, bagas maduras de groselha preta e amora, com um leve toque a violeta, onde matizes vegetais lembram esteva, algum chocolate preto e boas notas a tosta. Paladar mantém o belíssimo registo entre a fruta preta e as notas a barrica, algo especiado e onde finos taninos contribuem para a boa estrutura de um conjunto  algo encorpado e atractivo. Termina longo e redondo.
Nota Pessoal: 17,0 (Prova a 23 de Jul.11)
Preço: €9,90 (Ref.)

9 comentários:

  1. Amigo Rui, isto é que foram umas férias! Já esta com saudades de passar por aqui e dar de caras com uma nova recomendação tua. Epá mas ainda tenho lá em casa meia caixinha desta pomada. Gostei bastante mas realmente veio a melhorar ainda mais depois de mais ou menos hora e meia de decantação, como tinhas dito, as outras três ficarão a repousar até … vamos ver.

    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Qual foi o preço que consegui para os amigos do blog?

    ResponderEliminar
  3. Já não era sem tempo!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. Caros Paulo e Anónimos,

    Realmente, este interregno demorou um pouco mais do que o período de férias. Mas foi por uma boa causa. Mais trabalho! Aceitei um convite para implementar e gerir um novo e interessante projecto de formação, que se estenderá por cerca de ano e meio, nos dias que correm foi enorme satisfação que abracei mais este desafio.
    Contudo as coisas já estão mais controladas, o processo já se encontra em andamento. Pelo que, espero muito sinceramente poder vir a ser um pouco mais assíduo nas minhas publicações.
    Quanto ao preço deste Castelo D’Alba – V.Velhas, para os amigos deste blog! É segredo! O que posso dizer é que foi bastante simpático.

    Abraço a todos.

    ResponderEliminar
  5. João Amaral28 setembro, 2011

    Rui, mais uma vez fiquei muito satisfeito com esta tua iniciativa, adorei o vinho.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar
  6. E tempo para os cavalos? Como é que vai ser?
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Epá! Luís, isto ai é que foi mais complicado, levei o cavalo para casa, tenho mesmo de o montar e não tenho tempo para me deslocar ao picadeiro do Monte Inglês. Também isto está controlado, e muito sinceramente, montar lá em casa acaba por ser bastante comodo.

    Aparece, leva lá mas é as codornizes que eu tenho o vinho à espera. Abraço.

    ResponderEliminar
  8. Qual o melhor o CARM ou este Castelo DAlba?

    ResponderEliminar
  9. A isto eu chamo uma pergunta complicada, mas o que lhe posso adiantar é que fiquei com a sensação que a maioria dos amigos do Lugar de preferiu o CARM Res.07. Para mim são dois vinhos do mesmo nível, penso que o Castelo D’Alba VV GRes.07 ainda poderá vir a evoluir mais em garrafa, a ver vamos.

    Volte sempre.

    ResponderEliminar