English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, maio 05, 2011

Herdade dos Grous (branco) - Reserva 2009




Região: Alentejo
Castas: Antão Vaz, Verdelho e Viognier
Produtor: Herdade dos Grous
Enólogo: Luís Duarte
Tipo: Branco
Ano: 2009
Álcool: 14,5%


 
 

 

Nota Introdutória:

Ainda da Herdade dos Grous, aqui está este branco reserva, o qual, tenho nestes últimos anos vindo a acompanhar com algum interesse. Um vinho elaborado essencialmente a partir da casta Antão Vaz, com um toque de Verdelho e Viognier.

Estagiou 6 meses em barricas novas de carvalho francês, aliás, a sua juventude conjugada com a coloração dourada e algo evoluída que apresenta, indicia claramente a sua importante passagem pelas barricas.

É submetido a "bâtonnage" sobre borra fina, para os menos entendidos, através do contacto mais activo com a borra, o vinho ganha uma certa sensação de untuosidade, tornando-se mais encorpado e desenvolvendo aromas mais complexos.

Este vinho é engarrafado em Junho de 2010, passado três meses sai para o mercado e ganha o 1ºPrémio (Branco)da Confraria dos Enófilos do Alentejo.


Notas de Prova:

Um branco claramente Alentejano, desde logo apercebemo-nos do peso e da untuosidade deste vinho ao cair no copo, vislumbra qualidade e de tratos cuidadosos. Um vinho para ser bebido novo. Em minha opinião, carece de um pouco mais de acidez o que certamente lhe proporcionaria um pouco mais de frescura, mas enfim, isto é a minha opinião o meu gosto pessoal. Apresenta-se, fácil e com bom potencial gastronómico.

Aspecto dourado algo evoluído, levemente brilhante e denso. Aroma boa expressão, onde sobressaem notas a fruta tropical madura (melão, ananás algum pêssego), nuances a madeira a barrica bem integrada. Paladar desde logo gordo e sedoso a conferir as boas notas a fruta tropical madura e polpa branca, ponteado por levíssimas notas florais e uma tosta abaunilhada muito bem integrada. Acidez media num conjunto que se apresenta equilibrado e guloso.  

 

Nota Pessoal: 16,0 (Prova a 10 de Fev.11)
Preço: €14,00 (Ref.)

1 comentário:

  1. Caro Rui A. Teixeira,
    Muito bom post!
    Somos apreciadores dos vinhos que saem da Herdade dos Grous, particularmente do 23 barricas.Ainda não provamos este Br Reserva, mas agora que o tempo aquece não esperaremos muito mais!

    http://wineofus.blogspot.com/

    ResponderEliminar