English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



terça-feira, maio 11, 2010

CARM - Reserva 2007


Região: Douro
Castas: Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Francisca
Produtor: CARM – Casa Agrícola Roboredo Madeira, S.A.
Tipo: Tinto
Ano: 2007
Álcool: 13,5%









Nota Introdutória:

Aqui temos mais um vinho proveniente do Douro mais própriamente da CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira, S.A.

Este vinho, CARM – Reserva 2007, foi produzido a partir de uvas das vinhas de Almendra no Douro Superior e submetido a um estágio de 18 meses em barricas usadas de carvalho françês e americano.

É de facto um vinho que surpreende pela sua relação preço/qualidade, estamos perante um vinho correctíssimo, bastante equilibrado no seu conjunto, um vinho guloso que agrada.


Não me vou alargar em muitos mais adjectivos, até porque ainda gostaria de aqui deixar uma nota sobre o desafio que Lugar de Baco lançou a si mesmo ao promover este vinho.

Mas em primeiro lugar gostaria ainda de salientar que a avaliação por mim efectuada a este CARM – Reserva 2007 reflecte para além da sua qualidade a sua excelente relação preço/qualidade.


Notas de Prova:

Aspecto violáceo bastante concentrado intenso. Aroma boa intensidade, notas a fruta preta bem madura (amora, cerejas, …), algum chocolate, baunilha, balanceando-se em brandas notas especiadas e alguma madeira. Paladar bela harmonia entre as notas a fruta preta madura e um leve especiado, tudo isto num conjunto encorpado com taninos bem arrumados, guloso sem se tornar maçador, fim de boca longo e persistente.



Nota Pessoal: 17,0 (Prova a 15 de Abr.10)
Preço: €8,25 (Ref.)


Ao deparar-me, como já aqui referi, com a excelente relação preço/qualidade deste CARM–Reserva 2007 decidi, na prática, promove-lo junto de alguns amigos e visitantes deste blog.
Em suma, conseguiu-se juntar um número simpático de interessados, e desta forma efectuar uma enco- menda exclusiva.
O Lugar de Baco, atreveu-se a passar da escrita à prática, haver vamos o resultado desta iniciativa.

12 comentários:

  1. Rui,
    Para quando está prevista a entrega desta pomada?

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Caro João,

    Julgo que deverá ser entregue no final desta semana.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Não pude deixar de reparar na referência à nota que deu, pode-se explicar melhor?

    ResponderEliminar
  4. Meu caro anónimo,

    O que eu quero dizer com a minha referência é simples, se este vinho fosse mais caro ter-lhe-ia atribuído 16,5, achei que deveria valorizá-lo pela sua relação preço/qualidade.


    Bons vinhos.

    ResponderEliminar
  5. excelente iniciativa!


    quanto á chegada da pomada .. não está fácil. ainda por cima agora vem a greve dos estivadores atrasar ainda mais a coisa.

    enfim, Portugal no seu melhor.

    ResponderEliminar
  6. boa tarde

    se sobrar umas garrafitas, quase de certeza que sou capaz de fazer espaço lá em casa para as acomodar

    o vinho está mto bom

    ResponderEliminar
  7. Amigo Rui, belo vinho sim senhor, um vinho a sério.
    Espero repitas essa belíssima iniciativa, a malta exige he.. he..
    Contigo é sempre assim “ O caminho fez-se para andar ”

    Forte abraço.

    ResponderEliminar
  8. Costumo visitar este blog regularmente, os meus parabéns pelo trabalho desenvolvido. Na semana passada resolvi comprar este vinho, muito bom, mesmo guloso, aprecio muito vinhos com este perfil, e a este preço..não esitei e dirigi-me à garrafeira para comprar mais duas garrafas..uma dúvida:na sua opinião acha que o vinho melhora com mais tempo de garrafa? A meu ver acho que está muito bom de se beber agora..mas gostava de saber a sua opinião.

    Cumprimentos, Miguel.

    ResponderEliminar
  9. Caro Miguel,

    Em primeiro lugar seja bem-vindo, efectivamente este vinho está prontíssimo para ser bebido, e como se trata de um vinho com de estrutura forte e algo potente é um vinho que guardado em condições mínimas, teremos vinho por mais uns bons anos.
    Se evoluirá mais, estou quase certo que poderá ainda evoluir um pouco mais, com mais algum tempo é um vinho que irá atenuar um pouco a sua potência de ataque (contacto inicial do vinho com a boca) e sem perder robustez tornar-se-á levemente mais elegante.
    Para quem gosta de um vinho robusto dá grande gozo beber este vinhaço, aproveite-o desde já, se puder guarde umas garrafitas e beba-o para o ano, certamente irá constatar a evolução que me referi.

    Volte sempre e Bons Vinhos.

    ResponderEliminar
  10. Rui,
    Só tenho de te dar os parabéns, não só, pela qualidade deste Blog, como por esta excelente iniciativa.

    Em relação ao vinho “CARM - Reserva 2007”, não há muito mais a dizer. Já foi tudo nos outros comentários. Muito bom vinho. Excelente relação preço/qualidade.

    Após o sucesso desta iniciativa, a malta tomou-lhe o gosto e “exige” outras lol.

    Abraço,
    JAT

    ResponderEliminar
  11. boa noite rui,desde ja os meus parabens pelo excelente vinho .sou especialista de vinhos e gostava de adquirir o carm reserva 2007 mas tenho vindo a verificar alguma dificuldade. como poderei comprar este nectar.cumprimentos,ana margarida

    ResponderEliminar
  12. Cara Ana Margarida,

    Efectivamente, já não será fácil encontrar esta colheita no mercado, poderá tentar contactar directamente o produtor, tendo em conta se tratar de uma especialista poderá ser que tenha alguma sorte.

    Cumprimentos e bons vinhos.

    ResponderEliminar