English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, novembro 19, 2009

Magma - 2007


Região : Açores/Terceira
Castas : Verdelho(85%) e Outras(15%)
Produtor : Adega Cooperativa dos Biscoitos, C.R.L.
Tipo : Branco
Ano : 2007
Álcool : 12,5%












Nota Introdutória:

Apresentar aqui no Lugar de Baco mais um vinho de qualidade produzido nos Açores, é para mim uma grande satisfação.

O Magma - 2007, é mais um dos belíssimos vinhos produzidos pela Adega Cooperativa dos Biscoitos, da ilha Terceira. No entanto falar deste Magma sem falar do Moledo, é contornar em parte a história dos vinhos brancos desta cooperativa, pelo que aqui fica a promessa que brevemente irei apresentar aqui no Lugar de Baco o Moledo, um vinho das castas brancas Verdelho e Arinto.

Com 85% de verdelho, o Magma, tenta não perdendo a tipicidade regionalista diferenciar-se de outros vinhos similares. Sem grande complexidade aromática, versátil e de certa forma eclético, procura desta forma vir a atrair um vasto leque de novos consumidores.

Um dos aspectos que logo se evidenciou no primeiro contacto que tive com o Magma, foi a sua imagem moderna e atractiva.

Sinceramente, acho que chegou a hora, e à semelhança deste caso, de haver uma maior preocupação, por parte dos produtores da região, com a imagem (garrafas e rótulos) dos seus vinhos.

Todos nós sabemos que a imagem contribui significativamente para a venda do produto, por isso e em jeito de crítica amiga permitam-me que vos diga.
Caros produtores, tratem rapidamente de investir e modernizar a imagem das garrafas de onde depositam estes excelentes néctares que por cá têm produzido, o vinho merece e o mercado agradece.


Notas de Prova:

Aspecto brilhante de cor palha com laivos dourados. Aroma medianamente intenso, notas a citrinos e leves indícios florais. Paladar seco, confirmam-se as notas a citrinos, acidez média, ligeiramente encorpado e fresco quanto basta, muito equilibrado com final de boca persistente.


Nota Pessoal: 16 (Prova a 12 de Nov.09)
Preço: €6,70 (Ref.) (Açores)

3 comentários:

  1. João Toledo21 novembro, 2009

    Em primeiro lugar gostaria de lhe dar os parabéns pelo seu excelente blog.
    Gostaria ainda de felicita-lo pela forma cuidadosa com que aborda os vinhos da sua região.
    Como Continental e apreciador de bons vinhos, teria muito gosto em provar estes vossos vinhos Açorianos.
    Diga-me por favor, qual a possibilidade de adquiri-los cá no Continente, nomeadamente na região de Lisboa.

    Mais uma vez parabéns e obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Caro João Toledo,

    Fico muito satisfeito, por este blog ser do seu agrado. Este “Lugar de Baco” é um espaço de notas de prova de vinhos de qualidade, independentemente da sua origem geográfica. No entanto acho que como Açoriano, poderei com isenção, contribuir para promover alguns dos melhores vinhos que por cá se produz.
    Efectivamente são vinhos, que não se encontram aí no Continente com muita facilidade, no entanto posso lhe afiançar que poderão ser encontrados nas “Lojas Açores”.

    Na Região de Lisboa poderá dirigir-se à Loja Açores, sita à Avenida Elias Garcia, 57, Tel. 217971114”.


    Obrigado, bons vinhos e volte sempre.

    ResponderEliminar
  3. Caro Eduardo Vasconcelos,

    Lamentavelmente ocorreu um problema provavelmente no servidor, quando acedi ao seu comentário, o que invalidou a sua publicação. No entanto ainda o consegui ler, pelo que lhe agradeço o elogio a este espaço. Julgo que de certa forma a minha resposta acima publicada também lhe servirá, pois informa onde poderá adquirir ai em Lisboa, os vinhos Açorianos que aqui publiquei.

    Lamento mais uma vez o ocorrido, volte sempre e bons vinhos.

    ResponderEliminar