English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, dezembro 22, 2024

Quinta das Bágeiras Pai Abel 2021 (branco)


Quinta das Bágeiras - Pai Abel 2021  / Branco / 13,5% Alc.
Bairrada / Maria Gomes e Bical,

Já se passaram 12 anos desde a ultima vez que aqui o apresentei (...). Ao longo de todo este tempo, voltei a provar algumas das suas novas colheitas, em todas elas, a sua impassível qualidade foi vincando cada vez mais a minha opinião. O Quinta das Bágeiras - Pai Abel,  é sem duvida um dos grandes brancos deste País.

Apesar de não me querer repetir na história, dQuinta das Bágeiras, não posso deixar de, uma vez mais, salientar o mote deste projeto. A paixão e dedicação de uma família à vinha, ao vinho e à tradição. Mário Sérgio Nuno, hoje o terceiro da geração, nos destinos dQuinta das Bágeiras, e ao que se vislumbra com a quarta em formação, decide em 1989, começar a engarrafar e a comercializar o vinho, sob a chancela Quinta das Bágeiras, produzido apenas e exclusivamente com uvas da propriedade, tornando-se naquilo a que os franceses  chamam de “vigneron”, designação com que muito orgulhosamente se identifica.

Como, referido em publicação anterior, os vinhos, tinto e branco,  Quinta das Bágeiras - Pai Abel, são uma homenagem a seu pai,  Abel Nuno, a 2º geração da Quinta das Bágeiras. No caso este branco, colheita de 2021, tal como as suas colheitas anteriores, aliás como todos os seus brancos, são vinhos vinificados de uma forma verdadeiramente tradicional, recorrendo apenas a leveduras indígenas, vinificados em bica aberta, utilizando pequenos lagares de 1m³ onde o mosto decanta, por 24 a 36h, submetido a um forte arejamento, para libertação do sulfuroso. No caso deste Quinta das Bágeiras - Pai Abel, vai a fermentar em barricas de carvalho usadas, passando por uma ligeira bâtonnage terminando o estagio em barricas e posteriormente engarrafado sem qualquer tipo de filtragem,
  
No copo, apresenta um tom amarelo palha. Aroma intenso, notas a fruta madura, alperce e algum citrino, um subtil tom abaunilhado. Na boca, mostra-se, encorpado, sedoso e amplo, com enorme equilíbrio e precisão, centrado em delicados tons cítricos e na sua excelente acidez e mineralidade, final subtilmente salino, enormemente longo e persistente.

Estamos perante um branco de grande nível, com caráter e identidade, algo comum nos vinhos deste produtor, estou seguro que "este" branco, será consensual. Um vinho de perfil clássico, sem artefatos distrativos, com excelente pendor gastronômico!
    
   Not. 18
   Pvp: 39 € (Ref.) 

Sem comentários:

Enviar um comentário