Douro / Tinta Roriz, Touriga Franca, Touriga Nacional, Sousão, Tinta Barroca, (...)
Jorge Nobre Moreira
Poeira um vinho, uma marca que se tornou incontornável, quando nos referimos aos melhores vinhos tranquilos do Douro.
Em 2001, Jorge Moreira, enólogo, à cerca de sete anos, na Real Companhia Velha, decide criar o seu próprio projeto, adquirindo numa zona conhecida como Lugar da Terra Feita, no vale do Rio Pinhão, uma quinta com cerca de quinze hectares, dos quais somente dois eram vinha.
Hoje, esta quinta denominada por Quinta do Poeira, conta com cerca de nove hectares de vinha, dos quais, três são vinhas velhas, com mais de 80 anos de idade, compostas por mais de 20 castas tradicionais da região Douro. Dada a sua exposição a Norte, com redução da exposição solar direta, faz com que o amadurecimento das uvas se processe de uma forma mais lenta, o que vem, obviamente, potenciar acidez/elegância ao perfil dos vinhos que daqui saem.
Com provas dadas, Jorge Moreira, é um dos conceituados enólogos deste País, uma grande mais valia para a Real Companhia Velha, assim como para o projeto Quinta de la Rosa, com o qual, este ano, comemora 20 anos de colaboração. Mas o que realmente, nos traz aqui é este seu projeto, Poeira, onde coloca inteiramente o seu cunho pessoal, a sua interpretação do que deveriam ser os vinhos do Douro, e o resultado aqui está, este magnifico Poeira (36 Barricas) 2015, um tinto de enorme categoria, com uma capacidade de guarda incrível, um exemplo de que os grandes vinhos são feitos para se beber e guardar por muitos largos anos.
No copo, apresenta-se com um tom rubi carregado. Aroma concentrado, algo complexo, onde se evidenciam notas a frutos negros, algumas notas vegetais, casadas com apontamentos a especiarias, chocolate negro e um subtilíssimo tom a tosta. Na boca, mostra-se, fresco, com grande equilíbrio e elegância, taninos firmes mas bem polidos, e uma excelente acidez a suportar todo um conjunto que termina requintadamente longo e persistente.
Pelo que temos pela frente, aconselho-o, se puder, a comprar algumas garrafas para guarda. Se não, desfrute deste extraordinário tinto tão depressa quanto possa!
Not. 18
Pvp: 32 € (Ref.)
Sem comentários:
Enviar um comentário