English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, julho 17, 2022

Herdade do Cebolal 2020 (tinto)


Herdade do Cebolal 2020 / Tinto / 13%
Península de Setúbal / Cabernet Souvignon, Castelão e Touriga Nacional
Herdade do Cebolal


Decorria o ano de 1880, quando o bisavô de Isabel Mota Capitão, funda a Herdade do Cebolal. Hoje, conjuntamente com seu filho, o enólogo, Luís Mota Capitão, 4ª e 5ª geração, gerem os destinos desta herdade, situada no litoral alentejano, no extremo sul da região demarcada da Península de Setúbal, em Vale das Éguas, próximo de Santiago do Cacém.

Com cerca de 65 hectares de montado e 23 hectares de vinha, as mais velhas com mais de 50 anos, a disparidade de solos da herdade assim como os diferentes microclimas nela existentes, levou a que Luís Mota Capitão, se apercebesse da real necessidade de intervenção diferenciada, em parcelas que se mostravam bem destintas, ao nível da complexidade, frescura e acidez.
Vislumbrando a necessidade de promover o enriquecimento e dinâmica dos solos, Luís e Isabel, decidem adotar, de forma sustentada, uma agricultura "Sintrópica", ou seja, um tipo de agricultura que olha o todo, para o ecossistema, a diversidade de espécies da flora e fauna, até mesmo para a água e sua gestão.
Obviamente este objetivo necessita de tempo, talvez pelo menos cerca de uma década, para que os seus intentos possam efetivamente se tornar realidade.

Das castas que configuram o leque existente na herdade, o blend escolhido para este tinto, Herdade do Cebolal, é composto por, 45% de Cabernet Souvignon, 37% de Castelão e cerca de 18% de Touriga Nacional. Um vinho leve com estágio de 90% em cuba e 10% em barrica.

No copo, mostra um tom rubi, aberto. Aroma fresco de intensidade média, onde se evidenciam sugestões a frutos silvestres, groselha, cereja e com um leve tom balsâmico. Na boca, mostra-se algo fresco, leve, com taninos suaves e uma acidez bastante cordata. Conjunto equilibrado, onde as sugestões a fruta lhe dão a graça. Final médio.

Um tinto suave e bastante agradável, gastronómico, o qual recomendo que seja servido a uma temperatura um pouco mais baixa, por volta dos 15º. Boa relação qualidade preço,


 Not. 16,5 
 Pvp: 13€ (Ref.) 


Sem comentários:

Enviar um comentário