English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, abril 29, 2021

Redoma - Reserva 2019 ( branco )


Redoma - Reserva 2019 / Branco / 12%
Douro / Rabigato, Códega, Donzelinho, Viosinho e Arinto
Niepoort


Em 1842, Franciscus Marius Niepoort, funda a Niepoort e assim surge, a que viria a ser, uma das maiores referências vinícolas do País. Um projeto que se foi consolidando ao longo de cinco gerações, com as primeiras quatro concentradas exclusivamente no Vinho do Porto. Penso que podemos, ainda que de certa forma, dizer que a sexta geração, já começou a dar os seus primeiros passos naquilo que será o futuro da Niepoort.

Mas hoje, e muito provavelmente no futuro, não se fala da Niepoort sem se falar de Dirk Niepoort, um dos mais mediáticos e irreverentes protagonistas no atual cenário vínico português. Os inúmeros projetos, pessoais, parcerias e colaborações com outros produtores, dentro e fora do País, são reflexo disso mesmo. Fiquemos por aqui!

Falemos do, Redoma - Reserva 2019, um dos grandes brancos do Douro, de Portugal sem duvida. Um blend resultante de uma panóplia de castas, Rabigato, Códega do Larinho, Donzelinho, Viosinho e Arinto, não fosse este o resultado de uma produção de vinhas velhas. Vinhas essas plantadas, a cerca de 600 metros de altitude, o que lhe confere a frescura, assim como o estágio em barricas e o contato com borras finas, sem lhe beliscar a leveza, lhe premiaram opulência. Para além do mais, 2019, foi um ano excelente no Douro.

Um branco de tonalidade, amarelo palha, límpido, aroma discreto, fresco e elegante, com evidencias a fruta branca muito fina e delicada, sobreposto por uma envolvencia floral, também ela bastante fina, tudo conjugado com  um subtil tostado finíssimo e muito bem integrado. Na boca, mostra-se fino, mas cheio e sedoso, com uma métrica e equilíbrio excecional, final longo e persistente. Um branco de grande nível, que o tempo se encarregará de o tornar extraordinário!

 
 Not. 17,5
 Pvp: €26(Ref.)

2 comentários:

  1. Apesar de gostar deste redoma, eu prefiro o Tiara.

    Luís Anselmo

    ResponderEliminar
  2. Meu caro Luís, se prefere o Tiara está no seu direito, o que importa é o seu gosto! No meu caso este Redoma está uns pontos acima do Tiara, só não lhe atribui 18 porque ainda é um pouco jovem, mas tenho a certeza que daqui a algum tempo é vinho para isto à vontade. Para além do mais vale bem cada euro que custa. Obrigado e volte sempre!

    ResponderEliminar