Carvalhas 2022
Eis mais um dos excelentes vinhos da Quinta das Carvalhas! Como já anteriormente aqui referi, uma das mais bonitas e emblemáticas quintas do Douro, pertencente à Real Companhia Velha, a mais antiga empresa de vinhos de Portugal. fundada em 1756, adquiriria na década de 50 pela família Silva Reis, hoje com o a quarta geração a assegurar o seu futuro.
Das cinco quintas pertencentes à Real Companhia Velha, aquela que se destaca como a mais emblemática é sem duvida a Quinta das Carvalhas, sendo como o seu próprio nome indica, o berço deste branco, composto por 60% da casta Viosinho e 40% da casta Gouveio.
Apesar do ano 2022, ter sido o ano mais quente e seco dos últimos 90 anos em em Portugal, conseguiram-se alguns bons resultados. A localização das parcelas de onde estão plantadas as cepas que deram origem a este vinho estão situadas entre 470 e 480 metros, de altitude, ambas voltadas a Nascente, a sua conjugação com o trabalho de uma equipa de excelência, quer na vinha, quer na adega, levaram a que as particularidades do ano não afetassem de forma negativa a qualidade deste vinho. Pessoalmente até acho que este Carvalhas branco 2022 está uns pontos acima de outras das suas colheitas anteriores submetidas a climas bem mais favoráveis.
No copo, apresenta um tom amarelo levemente palha. Aroma intenso, fresco e muito delicado, complexo com notas a frutos verdes, alguma lichia e tons herbáceos, com leve toque flor de laranjeira, um finíssimo abaunilhado e uma suave envolvencia mineral. Na boca, mostra muita elegância e frescura, com uma acidez crocante e muito equilíbrio. Conjunto sedutor, com um final bastante elegante, longo e persistente.
Se tivermos em conta o preço de alguns vinhos, deste nível, em Portugal e por este mundo fora, não tenho qualquer duvida em afirmar que, este é um vinho com belíssima relação qualidade preço. Excelente para harmonizar com, carnes frias, peixes magros, mariscos e algumas entradas. Um branco de grande nível!
Not. 18
Pvp: 29 € (Ref.)
Sem comentários:
Enviar um comentário