David & Nadia - Aristargos 2021
Branco / 13% Alc.
África do Sul / Swartland
Chenin blanc (49%), Clairette blanche (9%), Sémillon (8%), Grenache blanc (7%),
Roussanne (7%), Verdelho (6%), Viognier (6%), Marsanne (4%), Colombar (4%)
David & Nadia Wines / https://davidnadia.com/wines/
Ao provar vinhos de outros lugares, deparei-me com este, David & Nadia - Aristargos 2021, um excelente branco oriundo de África do Sul.
Em África do Sul, a tradição vitivinícola j conta já com mais de 350 anos de história, surge por volta do século XVII, pelas mãos dos holandeses, os primeiros europeus a introduzir a viticultura na região. Somente, anos mais tarde, por volta de 1688, com a chegada dos huguenotes franceses, se registou uma significativa melhoria na qualidade dos vinhos produzidos. O conhecimento enológico e as técnicas mais refinadas que traziam consigo transformaram, segundo consta substancialmente o cenário vínico de África do Sul, especialmente da região de Franschhoek.
A produção de vinho está concentrada no Cabo Ocidental, beneficiado pelo clima mediterrâneo e influência do oceano atlântico e onde podemos encontrar as suas cinco regiões vitivinícolas mais importantes, Stellenbosch, Paarl, Walker Bay, Constantia e Swartland.
( As cinco principais regiões vitivinícolas de África do Sul )
Mas como o vinho aqui apresentado é um branco da região de Swartland, foquemo-nos nesta região, situada a norte da Cidade do Cabo, com uma área de 65 quilômetros quadrados, e onde a paisagem de vinhedos se estendem pelos sopés das montanhas e ao longo das margens do rio Berg.
Uma região, que à cerca década e meia, sofreu uma autentica revolução e que desde então tem vindo a evoluir a passos largos. Hoje famosa pelos seus vinhos naturais e vinificação minimalista, pelos seus Chenin Blanc de vinhas antigas e os seus tintos de Pinotage e Syrah.
( Vinhedos de Chenin Blanc )
Este, David & Nadia - Aristargos, é um branco que nasce de um projeto, criado pelo jovem casal, David e Nadia Sadie, no coração de Swartland. Região onde nasceu David, o enólogo que juntamente com Nadia, sua esposa, viticultora especializada em solos, decidem alicerçar este projeto familiar.
Ainda a trabalhar em projetos de outros, começam a produzir alguns vinhos próprios, mas somente em 2016 surge a marca David & Nadia. Arrendaram terras em Paardebosch e Paardeberg e formaram uma equipa que, desde então, se rege pela intervenção minimalista nos vinhedos e adega. Visão e compromisso de rumo, deste casal, assim como de um grupo de produtores independentes aos quais estão associados e que, segundo consta, ditam já os destinos dos vinhos de Swartland.
Do seu interessante portfólio, temos aqui este, David & Nadia - Aristargos 2021, um branco bastante sofisticado, proveniente de 19 vinhas diferentes, colhidas em 21 datas distintas. Um blend composto por 49% de Chenin blanc, a casta branca mais emblemática de África do Sul.
No copo, este vinho apresenta um tom amarelo palha, límpido. Aroma elegante, com notas a fruta alguma pera, maçã, casca de citrinos envolto num tom amendoado e mel muito interessante. Na boca, mostra-se, fresco e elegante, com enorme equilíbrio, boa acidez e mineralidade, final longo e amplo.
Um vinho de excelente qualidade em qualquer parte do mundo! Uma escolha que, seguramente, não deixará ninguém indiferente!
Not. 17,5
Pvp: 38 € (Ref.)
Sem comentários:
Enviar um comentário