English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, março 24, 2024

Quinta da Leda 2019


Quinta da Leda - 2019 / Tinto / 13,5%
Douro / Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinto Cão e Tinta Roriz
Sogrape Vinhos, Sa


Situada em Almendra, Vila Nova de Foz Coa, no Douro Superior a Quinta da Leda, com cerca de 170 hectares de vinha, das quais, predominam as castas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca, e Tinto Cão, é claramente a joia da croa da Sogrape (Casa Ferreirinha). Atualmente o berço do icônico Barca Velha, sendo esta quinta responsável por cerca de 90% do lote que o compõe, assim como do renomado Casa Ferreirinha Reserva Especial 
 
Mas o vinho que aqui me traz é este magnifico, Quinta da Leda 2019, um vinho de grande elegância, um misto de contenção e exuberância, que o responsável enológico da Sogrape, o enólogo Luís de Sottomayor conjuntamente com a sua equipa, diligenciam para que apesar do seu perfil topo de gama se mostre pronto mais cedo para que possa ser apreciado um pouco mais jovem.
  
No copo, apresenta-se com um tom rubi brilhante e carregado. Aroma intenso, complexo, pejado de boa fruta madura, amora, ameixa, evidenciando notas esteva a mato e flores secas, especiarias e um elegante tom balsâmico. Na boca, mostra-se, elegante, polido, com grande equilíbrio, conferindo a boa fruta, num conjunto intenso, fresco e concentrado. Final longo, persistente. 
 
Um extraordinário tinto duriense, um verdadeiro embaixador, detentor de uma exuberância tranquila que só os grandes vinhos podem ostentar. Um vinho que apesar da capacidade de evolução que apresenta deixará, desde já, qualquer um maravilhado! 

    
   Not. 18
   Pvp: 45 € (Ref.) 

 

1 comentário: