English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, novembro 25, 2021

Taboadella (Touriga Nacional) Reserva 2019 & Taboadella (Alfrocheiro) Reserva 2019


Taboadella (Touriga Nacional) Reserva 2019  & Taboadella (Alfrocheiro) Reserva 2019


Para além dos inúmeros vestígios Romanos, os seus registos remontam a 1255, a Taboadella, com cerca de 48 hectares, 40 dos quais vinha, é uma propriedade situada no Dão, no concelho de Sátão, entre os vales de Pereiro e de Sequeiros.
 
Em 2018, a família Amorim, detentora do projeto Quinta Nova, no Douro, adquire esta que é uma das mais antigas propriedades desta região. Aqui na Taboadella o passado e o futuro estão lado a lado, um lagar construído num penedo de natureza rupestre, contrasta com a moderna adega de arquitetura contemporânea construída na sua essência com materiais naturais como a madeira e a cortiça


Fotografia: Fernando Guerra,
  
Tudo aqui, na Taboadella, tem vindo a ser meticulosamente pensado e executado quer por Luísa Amorim quer pela equipa de peso que a acompanha, Ana Mota, como diretora de produção e de viticultura e Jorge Alves e Rodrigo Costa como responsáveis enológicos. Nas 29 parcelas que compõem os seus cerca de 40 hectares de vinha, a aposta foi clara nas castas que realmente poderiam representar o Dão no seu melhor.  Tinta Roriz, Jaen, Alfrocheiro, Tinta Pinheira e Baga e mais umas quantas castas brancas entre as quais Bical e Cereal. Como não poderia deixar de ser com uma atenção especial para as grandes castas de berço da região Touriga Nacional e Encruzado.

Aqui vos deixo dois magníficos exemplares destas castas, apresentadas a solo, um Touriga Nacional e um Alfrocheiro, ambos reservas de 2019.



Taboadella (Touriga Nacional) Reserva 2019 / Tinto / 13,5%
Dão / Touriga Nacional
Taboadella

Um tinto, de tom rubi. Aroma intenso, fino e complexo, evidenciando, sem ser em demasia, o seu lado floral, a violeta, alguma fruta silvestre, amora, framboesa, groselha, num fundo especiado, alguma pimenta, sugestões a baunilha e um leve tostado fino e muito bem integrado. Na boca, mostra-se, elegante, fresco e sedoso, taninos bastante finos e bem integrados. termina como começou com bom equilíbrio e elegância  num final longo e persistente.

Um vinho que expressa a casta e a região de onde provem. Um bom Touriga Nacional!


 Not. 17
 Pvp: 19,5€ (Ref.) 




Taboadella (Alfrocheiro) Reserva 2019 / Tinto / 13,5%
Dão / Alfrocheiro
Taboadella

Um tinto de tom rubi medianamente profundo. No nariz mostra-se levemente intenso, algo complexo, onde se evidenciam notas a fruta negra, amora, cereja e figo, tudo envolto num tom especiado e com elegantes sugestões a baunilha, algum chocolate e uma a tom tosta fina muito bem integradaNa boca, mostra-se, fresco, bem dimensionado, taninos firmes mas polidos, conjunto elegante e bem balanceado, final longo e persistente.

Um tinto cheio de caráter, intenso mas muito equilibrado,  Apesar da sua jovialidade, fará as delicias de quem o fizer acompanhar de pratos bem condimentados!


 Not. 17
 Pvp: 19,5€ (Ref.

Sem comentários:

Enviar um comentário