English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, maio 16, 2021

Quinta dos Carvalhais - Reserva 2017


Quinta dos Carvalhais - Reserva 2017 / Tinto / 14%
Dão / Touriga Nacional, Alfrocheiro Preto e Tinta Roriz
Sogrape Vinhos
 
Embora presente, desde 1957, no Dão, somente em 1988 é que a Sogrape, vem a adquirir a Quinta dos Carvalhais, dando assim inicio a um significativo ciclo de investimentos na região. Tornando-se assim num dos maiores impulsionadores para a concepção dos "Vinhos de Quinta" no Dão. 

No inicio da década de 90, conjuntamente com outros importantes produtores da região, conseguiram criar um padrão de qualidade que acabou por se evidenciar, em grande medida, través dos seus monocastas, nomeadamente Touriga Nacional e o Encruzado. Castas que aqui encontraram o "Terroir" ideal para se evidenciaram de uma forma distinta. 

Apesar dos excelentes vinhos que nos chegam de 2017, nem tudo correu de feição. Para além das temperaturas elevadas, do verão, terem obrigado a uma vigia constante do nível de maturação das uvas, levando mesmo à necessidade de antecipação, em cerca de três semanas, das vindimas, foi certamente penoso encarar os fogos que assolaram, a região, e em particular,  alguns dos vinhedos da Quinta dos Carvalhais. 

Mas são resultados como este, Quinta dos Carvalhais - Reserva 2017, produzido apenas em anos especiais, que dão alento para se lidar com vicissitudes como estas. Um belo tinto, cujo o blend é composto por 65% de Touriga Nacional, 20% de Alfrocheiro, outra magnifica casta desta quinta e 15% de Tinta Roriz. Um vinho muito bem feito, com a assinatura da enóloga Beatriz Cabral de Almeida. 

Um tinto de tonalidade, rubi profundo. No aroma, mostra notas a fruta negra madura, subtilmente abaunilhado, com um tostado muito fino e muito bem integrado. Na boca, mostra-se fresco, medianamente encorpado e com excelente equilíbrio, onde  taninos vivos mas polidos, amparados por uma excelente acidez, engrandecem claramente o seu final longo e persistente. Um belíssimo tinto do Dão, engarrafado à precisamente um ano, que ganha se o deixar repousar por mais algum tempo na sua garrafeira. Se, claro, conseguir resistir à tentação de o beber já!

 
 Not. 17
 Pvp: €25(Ref.)

Sem comentários:

Enviar um comentário