English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, abril 15, 2021

Passadouro - Touriga Nacional 2017


Passadouro - Touriga Nacional 2017 / Tinto / 14,5%
Douro / Touriga Nacional
Quinta do Passadouro


Epleno, Douro, na margem esquerda do rio Pinhão, próximo do vale de Mendiz, podemos encontrar, a Quinta do Passadouro, um pedaço de história que nos remonta, até ao sec. XVIII.

Recuando, apenas trinta anos, na história desta quinta, constatamos que, em 1991, foi adquirida pela família  Bohrmann.
Dieter Bohrmann, um belga que acreditava que, no Douro, dada a alta qualidade das suas uvas seria possível, para além dos Portos, fazer-se vinhos tranquilos de grande qualidade. Daí decide fazer uma espécie de parceria com, Dirk Niepoort.
Um pouco mais tarde, junta-se a eles, Jorge Serôdio Borges, um reforço de grande valia para os destinos enológicos da quinta.
Com a saída de Dirk Niepoort, por volta de 2003, e um pouco mais tarde, com o falecimento de Dieter Bohrmann, Jorge Serôdio Borges, assuma por completo a responsabilidade, técnica, dos vinhos que lá se produziam. Isto, até 2019, altura em que  a Quinta do Passadouro, com os seus cerca 42 hectares, dos quais, 36 hectares de vinha, distribuída essencialmente pelas zonas do Pinhão e Roncão, no Douro, é adquirida pela, multinacional Francesa,  AXA Millésimes, proprietária da Quinta do Noval.

Apesar de, 2017, ter sido um ano difícil, extremamente quente e seco, havendo mesmo, em algumas zonas do Douro, a necessidade de recorrer à antecipação das vindimas, conseguiram-se produzir vinhos de grande qualidade, como no caso estePassadouro - Touriga Nacional 2017. Um Touriga Nacional, proveniente de vinhas com cerca de 30 anos, potenciado por um estágio de largos meses em barricas de Carvalho Francês. Um belo tinto, com a assinatura de Jorge Serôdio Borges.

De tom rubi, concentrado e profundo, mostra-se aromático, fresco, com evidencias vegetais a esteva, bergamota, seguido de um leve tom floral, a violeta, que se sobrepõe às sugestões a fruta preta, cereja, mirtilos, tudo envolto num tom especiado, onde sobressaem notas pimenta preta, alguma noz moscada e um subtil tostado muito bem integrado.
Na boca, mostra vigor, um corpo médio, bem balanceado e dimensionado, onde a boa acidez aliada aos seus taninos firmes mas bem domados, lhe marcam a altivez. Termina longo e persistente. Um belo tinto, para acompanhar pratos bem condimentados! 

 
 Not. 17
 Pvp: €22Ref.)

Sem comentários:

Enviar um comentário