English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, novembro 18, 2021

Palpite Reserva 2018 (tinto)


Palpite Reserva 2018 / Tinto / 15%
Alentejo / Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional, Alfrocheiro e Trincadeira.
Fitapreta Vinhos


Em 2004, com base na amizade que os unia, o enólogo António Maçanita e o viticultor, inglês, David Booth, falecido prematuramente em 2012, decidiram criar um vinho em conjunto. Assim nasceu, o Preta 2004, um vinho que viria a ganhar o Trophy Alentejo, no Internacional Wine Challenge, contribuindo assim para que esta parceria se formaliza-se através constituição da empresa  Fitapreta Vinhos. 

Hoje a Fitapreta Vinhos, conta com uma, vasta gama de vinhos, uma linha mais clássica, onde se inclui, entre outros, este Palpite Reserva e uma linha "signature" de cariz mais ensaísta e experimentalista. Ao nível de recursos humanos, contam já com uma vasta equipa de colaboradores especializados, conduzida pelos enólogos António e Sandra Sárria, numa belíssima herdade, localizada perto de Évora, no antigo Paço do Morgado de Oliveira, cuja as raízes históricas remontam à Idade Média. Este solar do século XIII tem vindo a ser cuidadosamente restaurado e adaptado, com uma moderna e eficiente adega, assim como uma zona destinada ao lazer e ao enoturismo.


Fotografia: Francisco Nogueira,

Muito se tem, escrito, sobre António Maçanita e os seus projetos mais recentes, em minha opinião este é, sem duvida alguma, um dos mais conceituados e inconformados enólogos da sua geração, em Portugal. António Maçanita, para além deste projeto Fitapreta Vinhos, criou nos Açores a Azores Wine Company, o projeto vitivinícola, que mais contribuiu para o reconhecimento dos vinhos Açorianos em Portugal. No Douro, com sua irmã, Joana Maçanita, criou o  Maçanita Vinhos e ainda como consultor, acompanha, desde 2005, o projeto, Quinta de Santana, em Lisboa, e o projeto Cem Réis, no Alentejo. Enfim!

Mas é este, Palpite Reserva 2018  (tinto), que nos trás aqui. Um belíssimo tinto alentejano, com uma tipicidade notável! Um vinho feito de cuidados, composto na sua essência por Alicante Bouschet e Aragonez, estagiou 18 meses em barricas de carvalho francês e apesar pronto para ser apreciado tem um bom punhado de anos pela frente e alguma margem de evolução. Um vinho com excelente pendor gastronômico.

Um tinto de tom rubi carregado. Aroma expressivo e algo complexo, com boas notas a fruta, ameixa, mirtilos, embrenhadas num subtil tom a compota, onde se evidenciam sugestões especiadas e levemente abaunilhadas. Na boca, mostra-se, fresco e algo sedoso, corpo bem dimensionado, suportado por uma belíssima acidez, taninos finos e bem integrados, num conjunto rico e sedutor. Termina longo e persistente.


 Not. 17,5
 Pvp: 21,90€ (Ref.) 

Se pretender adquirir este vinho, poderá encontra-lo aqui, beneficiando da oferta de 10% de desconto, para amigos e simpatizantes de Lugar de Baco. Para tal, terá utilizar o código promocional, "LBACO21BOF"

 


Sem comentários:

Enviar um comentário