English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, janeiro 24, 2021

Quinta do Ameal - Escolha 2017


Quinta do Ameal - Escolha 2017 / Branco / 12%
Vinho Verde / Loureiro
Quinta do Ameal


Atualmente sob a tutela do Esporão a, Quinta do Ameal, datada de 1710, é uma propriedade histórica localizada, no Vale do Rio Lima, região dos Vinhos Verdes, com cerca de 30 hectares, dos quais 14 hectares são vinha, na sua essência da casta Loureiro.
 
Nos anos 90 a família de Pedro Araújo, bisneto de Adriano Ramos Pinto, decide adquirir esta quinta que se encontrava praticamente ao abandono. Sob sua orientação, foi submetida a uma profunda recuperação, com vista ao aproveitamento do seu enorme potencial. Nos últimos dez anos sensivelmente, optaram pela agricultura biológica, o que diga-se em bom da verdade, tendo em conta a humidade da região, é um processo extremamente difícil e trabalhoso mas que, claramente, se vem refletir na qualidade dos seus vinhos.

A casta Loureiro ganha aqui uma excelente expressão! A seleção das uvas é efetuada por forma a que a qualidade seja sempre a referencia, na realidade este processo culmina com apenas uma parte das uvas a serem aproveitadas para a produção destes  vinhos.
É o caso deste Quinta do Ameal - Escolha 2017 e em que, neste caso, o seu próprio nome "Escolha" reforça, a sua elaboração a partir de uvas criteriosamente escolhidas e como tal o resultado está à vista! Um magnifico representante da casta Loureiro  em que o estágio, em barricas "usadas" de 225 litros de carvalho francês, não lhe permite que os tons amadeirados se evidencie em demasia, mas promove-lhe estrutura e complexidade.

De aspeto amarelo citrino, aroma expressivo mas delicado, onde se evidenciam notas cítricas e subtis evidencias a flor de laranjeira e tília, tudo combinado com um subtil tom a tosta fina muito bem integrada. Na boca, mostra-se cheio, fresco, com uma belíssima mineralidade, algo complexo e muito bem balanceado, Final bastante longo e persistente.

Um branco bastante gastronómico que recomendo vivamente! Para o desfrutar, desde já ou por daqui a um par de anos, com toda a categoria! 
  

 Not. 17,5
 Pvp: 20€ (Ref.)

1 comentário:

  1. Parabéns pelo artigo, despertou-me curiosidade sobre este vinho.

    Pedro Pascoal

    ResponderEliminar