Região: Douro
Castas : Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca.
Produtor : CARM -Casa Agrícola Roboredo Madeira, S.A.
Tipo : Tinto
Ano : 2007
Álcool : 14,5%
Nota Introdutória:
A CARM - Casa Agrícola Roboredo Madeira, S.A. é uma empresa com actividade documentada desde meados do séc. XVII. Esta actividade agrícola desenvolve-se em torno da produção de vinhos e azeite da mais alta qualidade.
Entre as varias quintas, pertença desta casa, temos a Quinta do Côa, situada nas margens do rio Côa, cuja vinha ocupa 11 ha, entre os quais, 8 ha são de vinha velha plantada na década de 60 e 3 ha de clones seleccionados de Touriga Nacional plantados em 1995.
Sob a orientação do Enólogo Rui Madeira, produzem-se a partir das vinhas desta quinta, dois vinhos com seu nome, o Quinta do Côa e o Quinta do Côa - Reserva.
Após um período de estágio em barricas novas de carvalho francês eis o recente Quinta do Côa – Reserva 2007. Este é de facto um grande vinho, aqui está uma das boas surpresas a que eu me referia no meu post anterior.
Poderia tecer-lhe inúmeros elogios, mas não o farei, com este vinho não há subjectividades, estamos mesmo perante um excelente vinho.
Notas de Prova:
Aspecto Grnat intenso praticamente opaco.
Aroma fresco e intenso com a fruta silvestre (amora, groselha, framboesa) a sobressair, nuances a chocolate preto e boas notas a barrica, tudo muito harmonioso.
Paladar a revelar-se fresco e aveludado ao longo de toda a prova, com belíssimas notas a fruta vermelha e uma elegante envolvência a madeira, taninos firmes mas muito bem integrados, fim de boca longo e persistente.
Nota Pessoal: 16,5 (Prova a 15 de Mai.10)
Obs. Não sei realmente o que se passou na prova anterior, o que é facto é que apesar de não lhe rever na integra as qualidades verificadas na prova de Dezembro, acho que está bastante bem, só que neste cenário não poderei continuar a distingui-lo como boa compra (preço/qualidade).
Nota Pessoal: 16,0 (Prova a 10 de Mai.10)
Nota Pessoal: 16,0 (Prova a 10 de Mai.10)
Obs. Efectivamente não sei o que se passa com este vinho, será de algumas garrafas, será do lote ?? Perdeu alguma elegancia e apresenta-se ligeiramente enfadonho.
Nota Pessoal: 17,0 (Prova a 18 de Dez.09)
Nota Pessoal: 17,0 (Prova a 18 de Dez.09)
Preço: €14,00 (Ref.)
Tive a sorte de beber este vinho num jantar de natal que promovido em casa de um amigo, fiquei deveras impressionado.
ResponderEliminarJá visitei o seu blog umas poucas vezes e dou-lhe os parabéns, as suas notas a respeito deste vinho revelam mesmo a essência deste vinho que bebi.
Excelente crítica. Bom Ano.
Caro Ricardo F. Lima,
ResponderEliminarFolgo muito em saber que vem cá “umas poucas vezes“ ao Lugar de Baco, espero que passe a vir mais vezes.
Efectivamente este vinho está muito bom, não deixa ninguém indiferente, quanto às minhas notas de prova, são fruto de alguma dedicação, já lá vão muitas provas e algum estudo. No entanto, o importante é que estas notas também sirvam, para vos auxiliar na escolha dos vossos vinhos.
Bom Ano e Bons Vinhos