EnglishFrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified

 

quinta-feira, 17 de Maio de 2012

Saúde, Segurança e Higiene no Trabalho no Setor Vitivinícola


Há uns anos atrás, por questões profissionais tive o prazer de conhecer o Eng. Hélder Silva. Passados alguns anos viria-mo-nos novamente a cruzar desta feita em torno deste meu hobby, o Vinho. 

Dirigido ao setor vitivinícola, este excelente livro técnico tornar-se-á sem duvida alguma uma ferramenta auxiliar indispensável a toda a sua cadeia hierárquica técnica e directiva.   

Um excelente trabalho, bem ao estilo do seu autor. 




Poderá ser adquirido aqui.

sábado, 5 de Maio de 2012

Preguiça - Reserva 2008


Região: Douro
Castas: Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz
Produtor: António Augusto Teixeira Fraga
Enólogo: José Pinheiro
Tipo: Tinto
Ano: 2008
Álcool: 13,5%
  
Preguiça! Nome sugestivo, termo que nos transporta de imediato para um cenário de calma e muita tranquilidade, para um mudo isento de pressas, o ideal para apreciar um vinho que se quer também ele feito com muita calma. Não sei se será esta a conotação, mas foi a que me ocorreu de imediato.

Oriundo do Douro, do Douro superior de solos xistosos e de vinhas com mais de 20 anos. As castas, numa linguagem entre amigos os três T's, uma conjugação que nos é tão familiar nos vinhos desta região, e com a responsabilidade que lhe advém, não fosse esta conjugação responsável por alguns dos grandes vinhos que todos nós conhecemos.

Notas de Prova:

Um vinho harmonioso e agradável feito para dar prazer à mesa, apesar  da insinuação à complexidade aqui a abordagem é directa e franca o que para a estrutura deste vinho está muito bem.

Aspecto rubi levemente profundo. Aroma limpo e intenso marcado pelas notas típicas das castas que o compõem, frutos silvestres e um toque floral, levemente balsâmicoPaladar fresco e leve, marcado pela fruta e um leve toque vegetal, o subtil tostado vem dar-lhe alguma graça. Taninos vivos mas muito bem arrumados num conjunto medianamente encorpado e um final tambem ele mediano mas agradável.

Um bom vinho a um bom preço, estamos perante um reserva que estagiou 6 meses em barricas de carvalho francês, não podemos pedir muito mais. 
  

Nota Pessoal: 15,5
Preço: €5,00 (Ref.)


PS. Amostra facultada pelo produtor.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...