Mira Arinto 2020 / Branco / 13% Alc.
Com uma área menor que 200 hectares de vinha, a micro região de Bucelas, é uma das mais pequenas de Portugal, a única demarcada exclusivamente como região produtora de vinhos brancos, apenas com as castas , Arinto, 85% mínimo, Rabo de Ovelha e Sercial.
Uma região historicamente famosa pelos seus vinhos e pela relevância que estes tomaram através de ilustres gentes como como William Shakespeare e Duque de Wellington.
Como, sua casta emblemática, o Arinto, apesar da sua reconhecida plasticidade e capacidade em integrar-se relativamente bem em várias regiões, é aqui no seu berço, Bucelas, que consegue, realmente, a sua melhor expressão.
Este Mira 2020, é mais um grande vinho com assinatura de Nuno Mira do Ó, (Outros...). Um branco, 100% Arinto, oriundo de duas pequenas parcelas de vinha. Uma de várzea, numa zona bastante fresca, com solos argilo-calcários profundos e outra de encosta mais calcária e de maior exposição solar.
Um branco vinificado de forma artesanal, em que as uvas são prensadas com engaço e com fermentação perlongada, 80% em Inox e 20% em barricas usadas, estagiam 10 meses sobre borra fina e em garrafa..
No copo, apresenta-se com um tom amarelo levemente palha. Aroma elegante e fresco, algo mineral e complexo, onde se evidenciam notas cítricas embrenhadas num tom mais vegetal e subtilmente especiado. Na boca, mostra-se, uma excelente estrutura, algo cremoso e fresco, com grande equilíbrio, uma excelente mineralidade a suportar o conjunto que termina bastante longo.
Um Arinto de grande categoria, o melhor que bebi nos últimos anos, de uma matriz claramente clássica, bastante afinado e que vem seguramente dignificar a casta e a própria região de Bucelas.
Um branco, com boa capacidade de guarda, bastante eclético no que respeita à sua harmonização com pratos de peixe, marisco, saladas frias e sushi, ganha expressão sendo bebido a uma temperatura entre 10 a 13 graus! Uma belíssima relação qualidade/preço.
Not. 17,5
Pvp: 21 € (Ref.)
Sem comentários:
Enviar um comentário