English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



sexta-feira, dezembro 03, 2021

Elite Vinhos - Herdade de Ceuta - Reserva 2018 & Artesano (Moreto) 2018


Herdade de Ceuta - Reserva 2018 & Artesano (Moreto) 2018


Tudo começa, em 2014, quando o francês Christian Vermet e sua esposa Mary Wilkinson, irlandesa, decidem mudar o rumo das suas vidas. Apaixonando-se pelo Alentejo, adquirem a Herdade de Ceuta próximo de  Reguengos de Monsaraz e assim se deparam com os seus primeiros 3 hectares de vinha. Rapidamente a sua "afición" foi crescendo e a necessidade de adquirir mais vinha se tornou imperativa, pois para além da amizade crescente com o casal de enólogos Filipe Perdiz e Helena Godinho, também detentores de alguns hectares vinha, vislumbrava-se um propósito comum, fazer grandes vinhos no Alentejo, o que os levaria, em 2017, a formalizarem,  este projeto conjunto, denominado de Elite Vinhos.

Este é sem duvida um projeto bastante interessante, que tem vindo crescer com o tempo, atualmente com adega própria e cerca de 110 hectares de vinha, assentes na sua essência nas castas tintas,  Trincadeira, Touriga Nacional, Aragonez, Alicante Bouschet, Syrah, Tinta Caiada e Moreto. Nas brancas Arinto, Gouveio e Antão Vaz, uma excelente paleta de castas, que lhes permite,  entre outros, compor os vinhos que abaixo vos apresento.


Herdade de Ceuta Reserva 2018 / Tinto / 14,0%
Alentejo / Alicante Bouschet e Syrah
Elite Vinhos

Um tinto que se adivinha alentejano, pelas evidencias do seu Alicante Bouschet. Mostra-se de tom rubi intenso, nariz fresco com belíssimas notas a fruta negra madura, algumas notas herbáceas, algum chocolate negro, especiarias e um leve tostado fino e muito bem integrado. Na boca, mostra-se, bem balanceado, levemente encorpado com taninos polidos, a suportar uma estrutura bem dimensionada. Final longo e persistente.
Um tinto que expressa bastante bem a tipicidade de um vinho alentejano!

 Not. 17
 Pvp: 16,5€ (Ref.) 



Artesano (Moreto) 2018 / Tinto / 13,5%
Alentejo / Moreto
Elite Vinhos

Um tinto de tom rubi não muito profundo. No nariz mostra-se discreto, algo complexo, marcado por notas a fruta vermelha, framboesa, ameixa, com um tom a bosque, caruma, que se embrenha em notas especiadasNa boca, mostra-se, fresco, com um bom equilíbrio, corpo médio, taninos bem arrumados, confere na boca alguma da sua complexidade aromática, final longo.
Um bom exemplar da casta Moreto. Um vinho para ser apreciado já e por mais um par de anos! Aproveite!

 Not. 16,5
 Pvp: 25,0€ (Ref.

Sem comentários:

Enviar um comentário