English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



domingo, junho 13, 2021

Quinta da Bacalhôa - Cabernet Sauvignon - 2016


Quinta da Bacalhôa 2016 / Tinto / 14,5%
Península de Setúbal / 90% Cabernet Sauvignon e 10% Merlot
Bacalhôa Vinhos de Portugal


Em 1427, o Infante D. João, filho de D. João I, mandou edificar,  numa grande propriedade que detinha em azeitão, algumas casas cujo os únicos vestígios, que restam hoje, são apenas algumas abóbadas ogivais. Em 1528, A quinta, então conhecida por Vila Fresca, foi vendida  a Brás de Albuquerque, filho do Vice-rei da Índia Afonso de Albuquerque, sendo este o verdadeiro responsável pela construção do belíssimo Palácio que hoje dá pelo nome de Palácio da Bacalhôa. 

A partir 1910, a sucessão de proprietários e os inúmeros atropelos levaram à degradação quase completa do Palácio. Somente em 1936, com a aquisição da propriedade por uma norte-americana, Orlena Scoville, se deu a reconstrução do Palácio e com o auxílio de seu neto, Thomas Scoville, transformou a Quinta da Bacalhôa, num dos maiores produtores de vinho, da década de 70, em PortugalEm 2000, é adquirida por Joe Berardo através da Fundação Berardo, sua atual proprietária. 

E assim chegamos a este, Quinta da Bacalhôa 2016, vinho que por si só já faz história em Portugal desde 1979, ano da sua primeira colheita. Um clássico, sem duvida um dos melhores e mais consistentes Cabernet Souvignon do país. Um blend estilo bordalês, marcado pela pujança do Cabernet e 10% de Merlot. Este 2016, ainda é um jovem, o seu potencial de envelhecimento é enorme.

Um tinto opulento de tonalidade, rubi carregado e profundo, aroma pejado de evidencias a fruta bem madura, mirtilos,  groselha negra, bastante especiado, pimenta, noz moscada, um abaunilhado que se embrenha num leve e agradável toque a tosta. Na boca, mostra-se pujante, fresco, com taninos bem presentes mas domados, bom equilíbrio de conjunto, final longo e persistente.
Um belo Cabernet Souvignon! Para o desfrutar já ou guardar, tenha em conta que este é um vinho com algum vigor a sua harmonização pede um naco de carne suculento e bem temperado. Se possível guarde alguma garrafa para daqui um punhado de anos.

 
 Not. 17,5
 Pvp: €16,99(Ref.)

Sem comentários:

Enviar um comentário