English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, junho 11, 2020

Frederick Von S' (Conde de Mértola) 2013

   
Frederick Von S' (Conde de Mértola) 2013 / Tinto / 13,5%
Alentejo / Trincadeira e Aragonez
Monte F. Assis Lda


A cerca de 500 metros da Vila de Mértola,  na área do Parque Natural do Vale do Guadiana, fica o Monte de Stº António.

Em 2002, Francisco Assis Costa, lança-se na recuperação deste monte alentejano, que herdara de seu pai, pertença da família desde 1950. Um projeto alinhado pela geobiologia, saúde ambiental e alimentar. A agricultura sustentável que aqui se pratica assenta inteiramente na produção biológica e biodinâmica.

Esta propriedade, com cerca de doze hectares, tem como principal atividade a viti e vinicultura. Nos seus três hectares de vinha podemos encontrar as castas Trincadeira, Syrah, Alicante Bouschet, Aragonez, Touriga Nacional, Dona Maria e Moscatel.

Aqui se produz este Frederick Von S' (Conde de Mértola) na versão colheita e reserva este ultimo a partir de 2015. Esta denominação surge como homenagem ao General Frederick Von S' que no Sec. XVII veio auxiliar Portugal contra os Espanhóis. 
Pelo seu valioso contributo, neste caso, na batalha dos "Montes Claros"  decisiva, para manutenção da independência de Portugal, foi-lhe atribuído, pelo Rei D. Afonso VI,  o titulo de 1º Conde de Mértola, assim como a oferenda de uma propriedade nesta região e uma renda vitalicia que lhe permitisse, caso desejasse, passar aqui a sua aposentadoria, o que de resto, julgo que, devido à sua morte, isto nunca viria acontecer.
A vinificação destes vinhos orgânicos é efetuada sob a orientação da enóloga Patrícia Peixoto na adega do Grupo Vila Galé em Beja (Casa de Santa Vitória).


Este interessante tinto alentejano,  Frederick Von S' (Conde de Mértola) 2013, apresenta-se, atualmente, com uma tonalidade levemente grnat e algo profundo. No nariz, o aroma é discreto, pautado por notas a fruta bem madura, subtilmente alicorada, nota-se a presença de um tom vegetal e especiado, levemente abaunilhado, envolto num agradável e fino tostado. Na boca, bom equilíbrio, algo fresco, deixando sobressair algumas as notas a fruta passa e um leve tom especiado, taninos finos permeiam o conjunto. final longo. 
 

 Not. 16,5
 Pvp: €23,50(Ref.)

2 comentários:

  1. vi este vinho à venda no El Corte Inglês a 45 euros, como é que você diz 23,5? António Simas

    ResponderEliminar
  2. Caro, António Simas, pelo valor de 45Eur, você deverá estar a referir-se ao reserva. Se clicar no texto acima em "Monte de Stº António", terá acesso ao site do produtor onde poderá confirmar isto mesmo que lhe acabo de referir. Obrigado e volte sempre.

    ResponderEliminar