English
FrenchGermanSpainItalianDutchRussianJapaneseChinese Simplified



quinta-feira, fevereiro 06, 2014

Pacheca - Reserva 2011

 
Região (Doc) Douro . Castas Touriga Franca,Tinta Roriz,Touriga Nacional,Tinto Cão, Tinta Amarela e Sousão .  Produtor Quinta da Pacheca . Enólogo Maria Serpa Pimentel . Tipo Tinto .  Ano 2011  .  Álcool 15%

Um vinho oriundo do Douro, mais propriamente da Quinta da Pacheca, uma das primeiras quintas a engarrafar vinhos com a sua própria marca. Da família Pacheco Pereira, herdou o nome e uma boa parte da sua história. Em 1903, passa para as mãos da família Serpa Pimentel, a quem se deve os vinhos que hoje conhecemos.

Mas por vezes a necessidade de crescer obriga a impelirem-se novos rumos e em 2012, 75% do capital da Quinta da Pacheca é adquirido pela Agribeira, uma empresa especializada na distribuição de bebidas.

Abriram-se assim novos horizontes, o desafogo financeiro permitiu olhar o futuro de forma bastante mais otimista. Produzir e exportar mais são, também e agora, prioridade na Quinta da Pacheca.

Mas seguramente serão vinhos como este, Pacheca Reserva 2011, que darão vulto e blasonarão o nome e a história desta marca. Um vinhas velhas de grande categoria, inconfundivelmente um vinho do Douro.

De tom rubi algo carregado, nariz discreto, marcado pela fruta vermelha e um leve tom a baunilha, envolto num subtilíssimo tostado proveniente das barricas. Boca marcada por uma frescura que se estende ao longo de toda a prova, boa fruta, algo especiado e complexo, taninos vivos mas bem domados, madeira muito bem integrada, assim como os seus 15% de álcool, cheio e poderoso, detentor de uma excelente estrutura, termina longo e persistente. 

Pessoalmente, recomendo-lhe tempo, mas desde já proporciona uma prova muito prazerosa. Decida por si! Em qualquer das opções ficará a ganhar.

Nota Pessoal: 17
Preço: €15 a €20 (Ref.)

2 comentários:

  1. Rui, isto arranja-se em S.Miguel?

    Abraço.

    Paulo Almeida

    ResponderEliminar
  2. Meu caro amigo, podes encontrar este vinho na " Vinha Garrafeira"

    Abraço e dá noticias.

    Rui A Teixeira

    ResponderEliminar